Tribuna Ribeirão
Cultura

Concerto de Natal chega à 23ª edição

CLAUDIO FRATESCHI

Sob a regência da maestrina Gisele Ganade e acompanha­dos pelo pianista Lucas de Pau­la, os mais de 100 cantores dos corais Infantil, Pré-juvenil, Ju­venil, Pop e Lírico da Cia. Mi­naz se juntam para realizar os mais diversos concertos em Ri­beirão Preto e em duas cidades da região, na Igreja Matriz de Descalvado (dia 14, às 20 ho­ras) e no Teatro Municipal de Viradouro (dia 16, às 19h30), ambos com entrada franca. Para fechar a temporada com chave de ouro, a companhia vai apresentar o tão aguardado “Concerto dos Meninos Can­tores nas Janelas do Pinguim”, neste domingo, 15 de dezem­bro, a partir das 20 horas.

Esta será a 23ª edição do evento. No repertório estão obras sacras como “Hallellujah”, de Leonardo Cohen (1934- 2016), e também as tradicionais canções de natal como “Noite Feliz” – letra do padre Joseph Mohr (1792-1848) e música de Franz Gruber (1787-1863) –, “Sinos de Belém” – “Jingle Bells”, de James Lord Pierpont (1822- 1893), com versão de Evaldo Rui Barbosa (1913-1954) –, “Bom Velhinho” (“Sapatinho de Na­tal”) – composição atribuída a Octávio Babo Filho (1915-2003) – e “Boas Festas” – Assis Valente (1911-1958) –, entre outras.

Além dos corais da Cia. Minaz, estão sendo realizados em dezembro concertos com as crianças do “Projeto Can­tar”, grupos coordenados pela companhia que acontecem em Ribeirão Preto, Jardinópolis, Cravinhos, Sertãozinho e Vi­radouro. No concerto dos Me­ninos Cantores, mais de 200 crianças e adolescentes cantam as tradicionais canções de natal, regidos pela maestrina Gisele Ganade, acompanhados pelo pianista Lucas de Paula, por Thiago Carbonari na percussão, com a participação do “Papai Noel” em intervenções cênicas complementando o concerto.

A apresentação será às 20 horas em frente à Choperia Pinguim do calçadão, nas jane­las do Edifício Meira Júnior, no Quarteirão Paulista, Centro His­tórico de Ribeirão Preto. Criada por Gisele Ganade e Ivo Rinhel D’Acol em 1990, em Campinas, com o intuito de formar público e novos profissionais para a mú­sica vocal e para a ópera em cida­des de interior, a Cia. Minaz teve sua estreia com a montagem da ópera bufa “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi (1710-1736), apresentando-se em diversas cidades do interior paulista. No ano seguinte con­quistou o “Prêmio Estímulo” da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas com seu projeto de montagem da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

Sediada desde 1992 em Ri­beirão Preto mantém um co­ral lírico, um coro juvenil, um pré-juvenil, dois corais infantis, um madrigal e solistas que se formam em sua escola de canto através de bolsas de estudo. Os corais da Cia. Minaz realizam espetáculos e concertos manten­do um vasto repertório, tendo sido regidos por maestros como Abel Rocha, Roberto Minczu­ck, Túlio Colacioppo, Cláudio Cruz, Victor Hugo Toro, Norton Morozowicz, entre outros.

A Cia. Minaz possui em seu repertório diversos títulos de óperas, concertos e musicais apresentados em diversas cida­des tendo como sua sede o Tea­tro Minaz onde acontecem suas temporadas de óperas, ópera estúdio, musicais, cursos, pales­tras e concertos. Mantém suas temporadas através de projetos da Lei Rouanet e Programa de Ação Cultural (ProAC), tendo sido Ponto de Cultura em con­vênio com governo federal e a prefeitura de Ribeirão Preto.

Postagens relacionadas

‘Ciberespaço foi inventado para deixar democracia de fora’, diz Zuboff

William Teodoro

Católicos celebram o Dia do Padroeiro

Redação 1

‘Marighella’ leva prêmio principal do Festival Sesc Melhores Filmes

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com