Como já é tradição do calendário natalino de Ribeirão Preto, os Meninos Cantores da Cia. Minaz participam neste domingo, 17 de dezembro, às 20 horas, da 21ª edição do tão esperado concerto de Natal nas janelas da Choperia Pinguim, no Edifício Meira Júnior, ao lado do Theatro Pedro II, no Quarteirão paulista, centro Histórico de Ribeirão Preto. Com esse evento, a companhia encerra um ano de muita produção, com um saldo muito positivo.
O evento acontece desde 1997 em parceria com a Choperia Pinguim, reunindo um grande público no centro da cidade de Ribeirão Preto, estimado em dez mil pessoas em cada uma das edições. Em todas elas, o Núcleo de Produção da Cia. Minaz, coordenado por Ivo Rinhel D’Acol, dá início ao preparo da decoração, montagem de figurinos dos cantores, instalação de equipamentos, entre outras atividades de produção, pelo menos 20 dias antes do concerto, garantindo que tudo saia de forma mágica durante a apresentação.
As crianças e jovens que realizaram aulas e ensaios durante o ano todo aprendendo repertórios diversos, fazendo concertos e participando de musicais ou óperas na maior parte do segundo semestre dedicam-se a aprender o repertório natalino que cantam também em outros locais da cidade e da região. Em 2003, a parceria entre companhia e o Pinguim, rendeu na gravação de um CD alusivo ao concerto, com peças sacras e natalinas, cantadas pelo Coral Infanto Juvenil da Cia. Minaz.
O concerto dos Meninos Cantores da Cia. Minaz reúne 200 vozes dos corais infantis e juvenis da companhia, que se dividem nas janelinhas e também na parte interna da choperia, junto a músicos convidados, sob regência de Gisele Ganade, contando com intervenções do Papai Noel durante a apresentação. No concerto deste ano, serão executadas canções tradicionais, como “Noite Feliz” (padre Joseph Mohr, 1792-1848, e Franz Xaver Gruber, 1787-1863), “Boas Festas” (Assis Valente, 1911-1958) e “Jingle Bell Rock” (canção popular americana de Natal, inicialmente gravada por Bobby Helms em 1957, mas que ganhou várias versões, inclusive de Bill Haley & His Comets), entre outras.
Neste ano de 2017, a Cia. Minaz teve uma temporada eclética e produtiva em que apresentou ao público títulos de óperas como “Gianni Schicchi”, “Carmen”, “Basculho de Chaminé”, “Barbeiro de Sevilha”, “Il Campanello”, de musicais como “Hair”, “West Side Story”, “Ópera do Malandro”, concertos e masterclasses da Série Ópera e Outros Cantos (parceria com o Sesc), com artistas convidados da Argentina, Estados Unidos, Alemanha e várias cidades brasileiras. Tivemos também como parceira no ano a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto na série “Instrumental” com concertos de vários conjuntos instrumentais além da participação nas óperas e musicais.
A Minaz fechou parceria também com a Sicoob Cocred para viabilizar o projeto “Circuito Cultural”, que passou por seis cidades levando os espetáculos “Mamma Mia and Disco Dance”, “Minaz Rock”, “Tenores”, “West Side Story”, “Ópera do Malandro” e “Barbeiro de Sevilha”. Ainda possibilitou o desenvolvimento do projeto “Cantar” com crianças de Sertãozinho e da Casa das Mangueiras em Ribeirão Preto. A companhia passou por dez cidades do interior de São Paulo com o espetáculo “Viola Enluarada”.
A companhia agradece a todo o público, parceiros, colaboradores e patrocinadores, empresas que investem e acreditam na cultura como fator de desenvolvimento e qualidade de vida dos indivíduos e da comunidade. “Em especial agradecemos muito aos quase 800 cantores entre corais infantis, juvenis e adultos, solistas, professores e suas famílias que atuaram, cresceram, aprenderam e nos ensinaram sobre como a música pode transformar vidas para melhor. Vamos juntos para muitos outros espetáculos e aprendizados na temporada de 2018”, diz em nota.