O concerto “Heróis, palhaços e vilões”, com o barítono Fernando Araújo e participação do pianista Lucas de Paula, é a atração da primeira edição deste ano da série “Ópera e Outros Cantos”, uma iniciativa da Cia. Minaz em parceria com o Sesc Ribeirão Preto. No espetáculo, o cantor vai interpretar grandes personagens operísticos e árias de câmara que enfocam características dos barítonos em textos dramáticos a cômicos num repertório que será interpretado nas línguas originais das peças e traduzido por um ator para que o público se aproxime das obras apresentadas.
Natural de São Paulo, o barítono e pianista Fernando Araújo é solista da Philharmonie Salzburg, da Salzburger Konzertgesellschaft, do Oper im Berg Festival, e docente (senior lecturer) no Departamento de Ópera da Universidade Mozarteum. Ele tem projetos futuros que incluem a interpretação de Giorgio Germont, personagem da ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi (1813-1901), no Schloss Amerang Opern Festival, na Bavária, e o papel-título na estreia mundial de “Hamlet”, adaptação de Jeppe Jacobsen e Ingo Kolonerics para a obra de Willian Shakespeare (1564-1616) que será apresentada no Skive Opera Festival 2018, na Dinamarca.
Natural de Muzambinho (MG), o pianista Lucas de Paula é formado pelo Conservatório Dramático Musical Doutor Carlos de Campos de Tatui – Polo Avançado de São José do Rio Pardo na classe de piano. Em 2012, iniciou seu trabalho dentro da Cia. Minaz na preparação de diversas óperas. Em 2014, trabalhou como pianista colaborador na produção da ópera “L’Elixir d’amore”, de Gaetano Donizetti (1797-1848) com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preeto (Osrp). Atualmente cursa bacharelado em piano na Universidade de São Paulo. É pianista colaborador nas classes de canto na USP e na Minaz.
A apresentação do concerto “Heróis, palhaços e vilões”, com o barítono Fernando Araújo e o pianista Lucas de Paula, dentro da série “Ópera e Outros Cantos”, será nesta sexta-feira, às 20h30, no Teatro Minaz, na rua Carlos Cahgas nº 273, Jardim Paulista, com entrada franca, mas o ingresso deve ser retirado com uma hora de antecedência no guichê do espaço cultural, que tem capacidade para 250 pessoas. A censura é livre e o telefone para mais informações é o (16) 3941-2722.
Além do concerto, o projeto Ópera e Outros Cantos traz também um masterclass, no sábado, dia 3 de março, das nove às 12 horas, dedicado tanto ao repertório operístico quanto camerístico, abrangendo os desafios técnicos vocais, interpretativos, de dicção, com foco na preparação para audições, concursos e apresentações de acordo com os objetivos profissionais dos participantes. Será na sede da Cia. Minaz, na rua Carlos Chagas nº 259, Jardim Paulista. São 30 vagas disponíveis e as inscrições podem seitas pelo e-mail teatrominaz@minaz.com.br.