Escritora homenageada pela 20ª edição participa da sessão Conferência nesta quinta-feira (26), às 19h. A programação terá também Jessé Andarilho no Salão de Ideias e debate sobre diversidade no projeto Utopias
Ribeirão Preto (SP) – 25 de agosto de 2021 – Escritora homenageada pela 20ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto e um dos principais nomes da literatura brasileira recente, a mineira Conceição Evaristo de Brito é a convidada para a Conferência “Escrevivências”, nesta quinta-feira (26), a partir das 19h. Durante o encontro ao vivo, a ensaísta e ficcionista, abordará suas obras e seu estilo de Literatura.
Conceição Evaristo é mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada. Sua primeira publicação foi em 1990, na série Cadernos Negros do grupo Quilombhoje. Tem sete livros publicados, entre eles a obra ‘Olhos D’água’, vencedor do prêmio Jabuti – destes, cinco foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol e árabe.
A Conferência terá mediação da atriz e poeta Roberta Estrela D’Alva que, antes do encontro, fará uma homenagem a Conceição Evaristo com a performance poética “Vocigrafias e Escrevivências”. Precursora do poetry slam no Brasil e uma das responsáveis pela popularização do concurso de poesia falada entre rappers nos grandes centros urbanos do país, Roberta Estrela D’Alva é pesquisadora, diretora, roteirista, apresentadora e curadora do Rio Poetry Slam, evento anual que acontece na Festa Literária das Periferias, no Rio de Janeiro. Em 2012, ela venceu a competição disputada no Green Mill Jazz, em Chicago (EUA), berço do slam.
Salão de Ideias
O escritor carioca Jessé Andarilho leva a sua “Vida e Obra” para o Salão de Ideias, às 16h30, compartilhando um pouco de sua trajetória pessoal e de como a literatura mudou sua vida. Roteirista, palestrante e produtor cultural, Jessé é criador do projeto Marginow e presidente do Centro Revolucionário de Inovação e Arte (CRIA).
No projeto Utopias, “Respeito à Diversidade” é o tema em debate, com participação da escritora Marcela Tiboni, da cantora e apresentadora Mel e da muralista e ativista LGBTQIA+, Rafa Mon. Juntas, elas conversam sobre o respeito e acolhimentos aos diversos gêneros, sob diferentes perspectivas. A atividade acontece às 13h.
O escritor Sérgio Vaz e a escritora Mel Duarte estarão no projeto Combinando Palavras, em três sessões. Um dos precursores do movimento Literatura Periférica, na cidade de São Paulo, Sérgio Vaz é autor de oito livros e co-fundador do Sarau da Cooperifa, iniciativa que transformou um bar na periferia da cidade de São Paulo em um centro cultural. A poeta, slammer e produtora cultural Mel Duarte é atuante na literatura desde 2006, e a primeira poeta negra brasileira a lançar um disco de poesia falada (spoken), o “Mormaço – entre outras formas de calor”.
Livro desmontável e histórias
As crianças também têm espaço na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Nesta quinta-feira, três atividades são originalmente direcionadas ao público infantil, embora a participação seja livre a todas as idades. Na Oficina de Livro Desmontável, Monalisa Machado e Humberto Caligari propõem a interatividade e estimulam a imaginação a partir da utilização de materiais como papel, papelão, caixas de fósforo, retalhos de tecido, barbantes e outros, para construir livros desmontáveis. Além da ludicidade do processo, diversas novas histórias podem surgir a partir do que é criado e recriado quantas vezes quiser.
Nas duas sessões de Contação de História, o público vai conhecer um pouco da obra da ilustradora Semíramis Paterno, por meio da contação “Pé de Ponte”, com o ator Ademir Apparício Junior. E, também, mergulhar no encantado universo da literatura na contação “Entre contos, um encontro”, com Gracyela Gitirana e Nadine Morais.
Concurso Literário
A agenda de quinta-feira na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto tem ainda a divulgação dos vencedores e premiação do Concurso Literário da 20ª FIL. Dividido em duas categorias (estudantil regional e adulto nacional), o concurso busca selecionar novos talentos da literatura em diferentes linguagens e faixas etárias. A iniciativa, da Academia Ribeirão-pretana de Letras, tem realização da Fundação do Livro e Leitura e apoio da Academia de Letras e Artes, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil. A atividade acontece às 16h.
A agenda inclui também a exibição do documentário “Taxa de Retorno”, que conta como a mineração interferiu na vida da comunidade de um pequeno povoado da Zona da Mata mineira. Além dos dados técnicos sobre impactos e outros números que sustentam a hostilidade da atividade mineraria, o curta-metragem destaca espaços subjetivos como a religiosidade e a relação das pessoas com a água, os animais e a natureza. A produção foi uma das 37 selecionadas entre 900 filmes inscritos no Festival de Muriaé 2021.
Autores Locais
Fecham a agenda do dia, as entrevistas com os autores locais José Henrique de Freitas e Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa. Presidente da Academia Barretense de Cultura por dois mandatos, Freitas é o atual tesoureiro e coordenador dos núcleos de Literatura, Ciência e Filosofia da entidade. Lilian Rosa é presidente da Academia Ribeirão-pretana de Educação e do Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais. É organizadora, autora e coautora de diversas obras.
SERVIÇO: FIL 26/08
8h30: Combinando Palavras, com Sérgio Vaz
10h: Contação de história “Pé de Ponte”, com Ademir Apparício Junior
10h20: Entrevista com Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Presidente da ARE
10h30 e 14h30: Combinando Palavras, com Mel Duarte
12h30: Oficina “Livros Desmontáveis”, com Monalisa Machado e Humberto Caligari
13h: Projeto Utopia “Respeito à Diversidade”, com Marcela Tiboni, Mel e Rafa Mon
16h: Prêmio Literário, com Rosa Maria de Britto Cosenza e convidados
16h30: Salão de Ideias “Vida e Obra”, com Jessé Andarilho
18h: Contação de história “Entre contos, um encontro”, com Gracyela Gitirana e Nadine Morais
18h15: Entrevista José Henrique de Freitas, tesoureiro da Academia Barretense de Cultura
18h30: Documentário “Taxa de Retorno”, de Matheus Vieira
19h: Performance poética “Vocigrafias e Escrevivências”, com Roberta Estrela D’Alva
19h30: Conferência “Escrevivências”, com Conceição Evaristo
Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura:
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)