Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Como remover as permissões do Facebook e proteger sua privacidade

O cotidiano das pessoas parece estar cada vez mais cheio. Diversas e variadas tarefas, seja na vida pessoal ou no trabalho, preenchem os espaços de tempo e, com uma rotina tão cheia, é comum que a população não queira perder tempo, mesmo que minimamente. Pensando nisso, o Facebook fez incontáveis parcerias com companhias de diferentes tipos de serviços, fornecendo o login da conta do usuário em troca de acesso às informações dos mesmos.

Isso não é novidade, e você certamente já deve ter se deparado com o seguinte cenário: precisou acessar um site que oferecia um serviço específico, mas era necessário efetuar um login para prosseguir e utilizar os recursos. Em meio às opções, encontrou o Facebook como meio de acesso, e certamente usou seu perfil na rede social para prosseguir. Ao conectar a plataforma, leu e concordou com as políticas que permitiam que o site acessasse seus dados.

Bem, o Facebook realmente já tem feito isso com as pessoas há algum tempo, oferecendo uma alternativa para que os usuários se conectem a diferentes sites e acessem variados serviços usando apenas o seu perfil, garantindo assim eficiência e rapidez aos internautas. O problema é que os dados coletados por esses aplicativos de terceiros não são poucos e, aparentemente, muitas vezes coletam informações de amigos e familiares, também, sem o devido consentimento de todos.

Com o recente escândalo envolvendo o suposto vazamento de mais de 50 milhões de usuários pelo Facebook nos últimos tempos, discussões acaloradas sobre privacidade voltaram a rondar as esquinas da internet. Muitos internautas têm se mostrado preocupados com a questão, já que a rede social de Mark Zuckerberg permite que aplicativos de terceiros usem e abusem dos dados pessoas dos membros da comunidade.

Mas nem tudo está perdido; afinal, é possível remover o acesso que essas empresas parcerias do Facebook possuem, e que usam para coletar dados através de aplicativos e outros serviços.

Veja como logo abaixo!

1. Inicie uma sessão no Facebook e, ainda na tela inicial, vá até o Menu no canto superior direito. Clique em Configurações.

(Imagem: Jessica Pinheiro)

2. Em seguida, vá até a opção Aplicativos. Aqui, abrirá uma nova janela mostrando todos os aplicativos que possuem acesso ao seu perfil e, por tabela, aos seus dados. Você pode clicar no ícone de cada um deles e remover manualmente os que deseja revogar o acesso às informações.

(Imagem: Jessica Pinheiro)

3. Mas, para evitar que qualquer aplicativo ou site acesse seus dados, no mesmo menu de Aplicativos, desça a página e procure pelo espaço onde está escrito Aplicativos, sites e plugins. Clique em Editar e, após a mensagem, escolha Desligar a Plataforma. Pronto!

(Imagem: Jessica Pinheiro)
Fonte: Canaltech

Postagens relacionadas

Usuários de smartphone devem atualizar WhatsApp, orienta empresa

Redação 1

Tubarões que brilham no escuro são encontrados na Nova Zelândia

William Teodoro

Facebook vai banir menores de 13 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com