A tecnologia de satélite está mudando a forma como os agricultores gerenciam tanto suas colheitas como seu gado, além de fornecer parte da resposta de como a agricultura sustentável pode se adaptar aos impactos das mudanças climáticas e reduzir sua contribuição. O trabalho dos agricultores em todo o mundo é vital para nos fornecer todos os alimentos de que precisamos para desfrutar e sobreviver. Mas os efeitos das mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas, padrões de chuva cada vez mais imprevisíveis e aumento de eventos climáticos extremos, ameaçam a produtividade agrícola. O que é agricultura sustentável? É verdade, que a própria agricultura contribui para a mudança climática ao criar um ciclo de feedback negativo. A tecnologia de satélite está ajudando a agricultura a se mover em direção a um futuro mais sustentável.
O que são dados satelitais?
Como as tecnologias de satélite apoiam a agricultura sustentável? Os satélites fornecem imagens de satélite e dados de observação da Terra da superfície da Terra e sua atmosfera. Imagens de alta resolução da Terra mostram mudanças na cobertura da terra, cobertura de nuvens, nível do mar, camadas de gelo e composição atmosférica.
Usando imagens de satélite para sensoriamento remoto
A combinação de imagens de satélite e pontos de monitoramento terrestre cria um poderoso conjunto de dados. Esse processo, conhecido como sensoriamento remoto, combina dados de satélite com outros tipos de amostras, como levantamentos de vegetação e estações meteorológicas, para fornecer informações sobre diferentes escalas. Combinando os dois, podemos estimar as condições para locais onde não foram feitas medições de terreno. Isso ocorre porque a combinação dos dois cria estimativas de condições que cobrem uma grande área sem a necessidade de medir o terreno.
Criação de imagens compostas
Para gerar uma composição colorida, os dados de duas ou mais bandas espectrais são combinados e cada banda recebe uma cor. A maioria das imagens de satélite que você verá foi modificada de alguma forma, pois mesmo as imagens de cores naturais tendem a ter baixo contraste e ter um tom azulado e nebuloso – dificultando a distinção de recursos.
Imagens compostas em cores verdadeiras, como as encontradas no Google Maps, usam bandas vermelhas, verdes e azuis coletadas por satélite para imitar o alcance visual do olho humano, mostrando-nos imagens mais próximas do que esperaríamos ver em uma foto comum.
Além disso, os satélites capturam informações sobre partes invisíveis do espectro. Diferentes características: rochas, solo descoberto, vegetação, solo queimado, neve, água rica em lodo, etc. têm diferentes propriedades reflexivas em cada pista. Isso é chamado de “assinatura espectral”.
Para enfatizar atributos específicos, uma ou mais bandas RGB podem ser substituídas por outras, como infravermelho ou infravermelho próximo, que não são visíveis ao olho humano. Essas imagens são chamadas de imagens compostas de cores falsas.
Além disso, modelos matemáticos também podem ser empregados para analisar os dados a fim de produzir um novo tipo de imagem processada. Estes são chamados de índices.
Usando Sensoriamento Remoto na Agricultura
Campos agrícolas são um dos locais mais comuns onde as pessoas monitoram e coletam dados. Essas observações podem variar desde a determinação da saúde das plantas até a compreensão do crescimento e rendimento das culturas. As aplicações de sensoriamento remoto têm desempenhado um papel significativo em muitos aspectos do setor agrícola e continuam a crescer em popularidade. Um dos principais benefícios que o sensoriamento remoto forneceu são as previsões meteorológicas precisas. Isso se deve ao fato de que ele utiliza dados existentes para obter novos resultados. Outros benefícios incluem monitorar a saúde das culturas, avaliar populações de ervas daninhas e pragas, estimar a perda de culturas por meio do mapeamento da cobertura vegetal, gerenciar a irrigação, detectar pragas e ervas daninhas, identificar o estresse das culturas e até mesmo prever o rendimento das culturas. Várias tecnologias avançadas estão sendo usadas no estudo e avaliação do sensoriamento remoto. Isso inclui sistemas de informações geográficas, que usam imagens e dados coletados por sensoriamento remoto para estudar o ambiente da Terra. Outras tecnologias utilizadas neste processo são a umidade da cultura, nutrientes e manejo de ervas daninhas por meio da agricultura sustentável no Brasil. Além disso, as previsões de poluição do ar podem ser coletadas por meio de diferentes satélites projetados para observar a dinâmica atmosférica. A evaporação da cultura, os nutrientes da vegetação e o manejo de ervas daninhas também podem ser gerenciados por meio dessa tecnologia. Algumas das principais aplicações agrícolas do sensoriamento remoto incluem essas outras aplicações combinadas com ele.