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Como evitar fraudes no ambiente virtual

Os crimes online vêm crescendo conforme aumenta o uso da tecnologia, e já ocupam grande espaço nas discussões sobre as formas de se prevenir contra fraudes de um modo geral. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confede­ração Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 59% dos brasileiros foram vítimas de algum tipo de fraude financeira apenas nos últimos meses.

Uma das formas da instituição financeira identificar e prevenir roubos de conta é a biometria comportamental, que analisa o modo como uma pessoa interage com seu dispositi­vo eletrônico, usando como base a interação física e cogniti­va. Esse meio de observação garante um alto nível de confian­ça em torno da autenticidade do usuário em uma transação eletrônica.

Além disso, para abertura de contas, onde não há histórico do usuário específico, a biometria comportamental compra atributos de manuseio específicos, para determinar se estão associados a padrões genuínos ou fraudulentos conhecidos. Essa análise contínua ajuda as empresas a acompanharem a rápida evolução dos ataques do cibercrime – e se prepararem para evitar tais golpes.

Compartilho aqui os principais métodos disponíveis para que as empresas consigam identificar e prevenir fraudes no ambiente virtual:

Análise de dados
Em geral, as pessoas conhecem muito bem suas próprias informações e vão inserí-las no dispositivo de maneira dife­rente de um criminoso, que usa uma junção de informações verdadeiras e falsas para aplicar golpes financeiros, como solicitar cartões de crédito e abrir contas em bancos digitais.

Análise de preenchimento de formulário
Cada formulário é um pouco diferente do outro. Por isso, caso o usuário pareça muito familiarizado com o processo de inscrição, é um sinal de que pode se tratar de um fraudador, pois os criminosos precisam trabalhar rapidamente e, muitas vezes, preencher o mesmo formulário várias vezes, revelando sua familiaridade com as perguntas.

Análise de idade
A forma de usar as teclas, os padrões de deslizamento dos dedos e outras atividades comportamentais podem prever a faixa etária de um usuário de forma estatisticamente signi­ficativa. Assim, uma empresa consegue identificar que uma pessoa que alega ter 50 anos na verdade tem 20, analisando os padrões de comportamento.

É essencial que as empresas foquem seus esforços na prevenção das fraudes, pois já é sabido que os custos para re­mediar eventuais crimes cibernéticos são extremamente altos. Além disso, episódios de ataques podem prejudicar a imagem e reputação das companhias. Por isso, a coleta contínua de dados comportamentais é um grande aliado na luta contra tais episódios, pois ajuda a gerar pontuações de risco em tem­po real, por meio das percepções e padrões, para evitar uma fraude bem antes que ela aconteça.

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