Vivemos em uma era de encontros rápidos e uma comunicação igualmente rápida na Internet. Sites e aplicativos de namoro modernos permitem que você vote em perfis rapidamente, faça combinações e comece a conhecer uma nova pessoa imediatamente. Às vezes, entre um deslize de perfil e uma mensagem, leva apenas alguns minutos ou até mesmo alguns segundos. Nesses momentos, pode ser muito difícil iniciar uma conversa interessante, ou realmente despertar o interesse da outra pessoa.
Devido à alta velocidade dos encontros modernos, muitas pessoas simplesmente não conseguem pensar em algo único e trocam frases comuns. Por causa disso, a primeira mensagem ou ligação acaba sendo a última.
Hoje compartilharemos alguns segredos e truques sobre como iniciar uma conversa em um aplicativo de namoro para realmente interessar e envolver a outra pessoa. Vamos também falar de como fazê-los querer continuar a comunicação no futuro.
Segredos de um namoro por mensagens promissor
Provavelmente, seu primeiro encontro com uma nova pessoa ocorrerá em um bate-papo por texto. Embora este não seja o formato de comunicação mais conveniente, ele é o mais comum e confortável para muitos. Se você também prefere conhecer pessoas por meio de mensagens, podemos lhe dar algumas recomendações básicas.
-
Estude o perfil da outra pessoa. Antes de escrever qualquer coisa, olhe as fotos, interesses, hobbies e outras informações sobre a pessoa para quem você deseja escrever. Isso ajudará você a encontrar pontos em comum e escolher um tópico para a conversa. Por exemplo, se você perceber que uma pessoa está interessada em viajar, poderá perguntar sobre a última viagem que ela fez ou compartilhar suas impressões sobre um lugar. Dessa forma, você demonstrará seu próprio interesse na pessoa e dará a ela a oportunidade de falar sobre o que é interessante para ela.
-
Seja educado e amigável. Se você não estiver no clima certo, a melhor ideia é adiar o encontro para mais tarde. De qualquer maneira, nada de bom virá desses momentos. Além disso, você não deve mudar imediatamente para um tratamento demasiado informal, se não tiver certeza que a outra pessoa está preparada para essa transição; você não deve usar palavras rudes ou obscenas — isso afastará e até ofenderá a outra pessoa. Comece com uma saudação, fale sobre você mesmo, peça à outra pessoa que faça o mesmo.
-
Faça perguntas abertas que levem a uma resposta detalhada. A verdade é que perguntas que só podem ser respondidas com “Sim” ou “Não” rapidamente levam a conversa a um beco sem saída. Portanto, não pergunte “Você gosta de ouvir música?”, mas sim “Que tipo de música você ouve? Quais gêneros e artistas você gosta? Já foi a algum de seus shows e quais foram suas impressões?” Dessa forma, você levará a outra pessoa a uma resposta detalhada e gradualmente encontrará novas direções para a conversa.
-
Não prolongue muito a troca de mensagens. Se sentir que existem afinidades e interesses comuns com a outra pessoa, você não deverá adiar a proposta de passar para outro tipo de comunicação. Você pode sugerir falar no telefone, fazer um bate-papo por vídeo ou até mesmo se encontrar pessoalmente. Se as mensagens se prolongarem por muito tempo, vocês começarão a perder o interesse um no outro. Além disso, esse formato de comunicação não é muito conveniente. Você digita uma mensagem por muito tempo, depois espera que a outra pessoa a leia (e isso pode não acontecer imediatamente), depois espera pela resposta dela. Assim, mesmo uma conversa simples pode levar tempo e, mais cedo ou mais tarde, isso pode começar a irritar ambos. Portanto, mais cedo ou mais tarde, é preciso mudar para um formato de comunicação diferente.
Existe hoje, em geral, uma tendência crescente de passar dos encontros em bate-papos por texto para encontros em bate-papos por vídeo. O bate-papo por vídeo online é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas, pois você pode ver e ouvir a outra pessoa em tempo real. No entanto, isso também requer mais autoconfiança e habilidades de comunicação do que simples mensagens de texto.
Principais aspectos na comunicação por vídeo
Existem muitos bate-papos por vídeo interessantes para namoro e comunicação. Por exemplo, o Shagle, um bate-papo por vídeo aleatório com um filtro de gênero, o Flingster — um bate-papo na web para conversas “adultas”, o CooMeet — um chat aleatório que possui um filtro de gênero que nunca comete erros, o FunYu — um bate-papo por texto e vídeo gratuito para um público maior de 18 anos e muitos outros.
Se você escolheu usar um bate-papo por vídeo para namorar online, também existem alguns outros aspectos importantes aqui. Queremos dar algumas dicas úteis para este formato de comunicação:
-
Prepare seu espaço e aparência. Antes de iniciar uma chamada de vídeo, garanta que seu quarto ou espaço de trabalho está arrumado e organizado. Verifique também sua iluminação, som e conexão com a internet. Escolha roupas que combinem com seu estilo e humor. Não se vista formal ou informal demais e evite cores brilhantes ou coloridas. Tente parecer natural e bastante relaxado. Você precisa estar confortável para que a conversa não fique tensa.
-
Comece cumprimentando e se apresentando. Quando você se conectar com uma nova pessoa, a primeira coisa a fazer é dizer olá e se apresentar. Isso ajudará a criar uma atmosfera amigável e descontraída. Você também pode dizer de onde é e como encontrou o serviço ou aplicativo.
-
Tente encontrar rapidamente um tópico comum para a conversa. Para evitar pausas e silêncios constrangedores, tente encontrar algo em comum com a outra pessoa. Você poderá perguntar sobre seus interesses, hobbies, trabalho, estudos, planos futuros, etc. Você também poderá compartilhar seus pensamentos e experiências sobre esses tópicos. Preste atenção no ambiente da outra pessoa: pôsteres nas paredes, livros, animais de estimação, instrumentos musicais. Qualquer coisa que chame sua atenção pode ser um ótimo tópico de conversa. Use isso!
-
Ouça e faça perguntas esclarecedoras. Ao se comunicar em um bate-papo por vídeo, é importante não apenas falar, mas também ouvir a outra pessoa. Demonstre que você está ouvindo atentamente e está interessado em suas histórias. Faça também perguntas que permitam que a outra pessoa se abra e conte mais sobre ela mesma. Por exemplo: “Isso é muito interessante. Como você começou com isso? O que te motivou?”. Seu interesse deve ser sincero.
-
Termine a conversa da maneira certa. Se sentir que sua conversa foi bem-sucedida e agradável, você não deverá interrompê-la abruptamente ou sair sem chegar a uma boa conclusão. Será melhor dizer à outra pessoa que você gostou de se comunicar com ela, agradecer e propor continuar seu namoro de outra forma ou em outro momento. Por exemplo: “Obrigado pela conversa. Foi muito interessante saber mais sobre você. Talvez possamos trocar números de telefone ou redes sociais?”.
Claro, podem surgir situações em que a outra pessoa pode não querer continuar a comunicação. Isso é normal. Você não deve se tornar insistente e convencer a outra pessoa de que vocês devem continuar falando. Persistência excessiva só irrita mais e, por causa dela, a outra pessoa poderá simplesmente bloquear você. Se não houver perspectivas de uma comunicação futura, siga em frente, procure novos parceiros de bate-papo interessantes e se comunique com eles. Mais cedo ou mais tarde, você encontrará alguém com quem se sentirá verdadeiramente à vontade e com quem terá uma verdadeira conexão. Talvez seja até o amor da sua vida.