Nesta sexta-feira, 15 de setembro, o Teatro Minaz receberá o workshop de “commedia dell’arte”, com Augusto Marin, ator e diretor teatral do Teatro Commune de São Paulo. Trata-se de um gênero de dramaturgia que surgiu na Itália, no século XVI, e influenciou o teatro moderno do britânico William Shakespeare (1564-1616) ao do francês Molierè (Jean-Baptiste Poquelin, 1622-1673) e do italiano Carlo Goldoni (1707-1793).
Consiste na arte do ator e na sua relação com a criação do espetáculo. Suas características são a improvisação, o uso da máscara cômica, o grotesco, as obscenidades, a relação direta com o público e a crítica social. O treinamento com as máscaras visa estimular a imaginação criativa do intérprete, ator ou não ator, aliando a isso, economia gestual e teatralidade.
Ao esconder o rosto, a máscara revela toda a expressividade corporal. Quando veste a máscara, o intérprete pode, de fato, substituir a sua identidade pessoal por outras. Destaca-se a importância da máscara no trabalho de expressão e comunicação e na relação direta com o público. O workshop visa a criação de cenas curtas a partir da improvisação com as máscaras de “commedia dell’arte”, dentre elas, a de Pantaleão, Arlecchino, Briguella, Dottore, Capitano, Scaracco, Razullo, Franceschina, Ragonda, entre outros.
O evento será realizado das nove às 13 horas, com 20 vagas disponíveis para alunos a partir de 14 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Cia. Minaz (www.minaz.com.br). O Teatro Minaz fica na rua Carlos Chagas nº 273, no Jardim Paulista – a sede da companhia fica no número 259 e o telefone é (16) 3941-2722.
Sobre Augusto Marin – Augusto Marin é ator e diretor teatral do Teatro Commune de São Paulo e mestre em artes cênicas pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com a pesquisa “Arlequim na dramaturgia performativa de Dario Fo”. Estudou os processos criativos de Dario Fo e sua relação com a “commedia dell’arte” e o teatro medieval.