Tribuna Ribeirão
Geral

Comissão quer manter audiências ‘remotas’

A Comissão de Transparên­cia e Legislação da Câmara de Ribeirão Preto quer promover, de forma permanente, a parti­cipação online do público nas audiências públicas realizadas pelo Legislativo. O projeto de resolução da Mesa Diretora que permitirá esta participação foi protocolado esta semana e de­verá ser analisado e votado em plenário nos próximos dias.

Atualmente, o Regimento Interno (RI) da Câmara esta­belece que a participação deve ser presencial, mas durante a pandemia de coronavírus, para evitar a aglomeração de pessoas, passou a ser feita vir­tualmente ou de forma híbrida – virtual e presencial.

Com a mudança no artigo 245 do Regimento Interno, a Comissão de Transparência pretende oferecer aos muníci­pes mais um instrumento de participação nestes eventos. As audiências públicas de caráter obrigatório são realizadas após as 18h30, em dias úteis.

De acordo com a proposta, além de ocorrerem em local físico, todas as audiências pú­blicas disponibilizarão meios virtuais de participação de ci­dadãos da sociedade civil, cuja manifestação será controlada pelo vereador que estiver pre­sidindo o encontro.

Os cidadãos que quiserem participar por meio virtual for­malizarão sua inscrição com até três horas de antecedência, atra­vés, preferencialmente, do pro­tocolo geral da Câmara, identi­ficando a pessoa ou organização que representam, bem como endereço de e-mail ou telefone celular em que serão enviadas as informações sobre data, horário e o link para acesso na audiência.

Não será permitida a parti­cipação de pessoa ou entidade divergente do pedido proto­colado. A plataforma virtual utilizada para a participação remota da sociedade civil de­verá permitir que pelo menos 100 pessoas possam acessar simultaneamente a audiência.

As pessoas que participarão da audiência pública terão asse­gurados o direito à manifestação de ao menos três minutos, cujo pedido deverá ser direcionado ao vereador que presidir a ses­são, podendo se expressar de forma oral ou escrita. Excepcio­nalmente, parlamentar respon­sável pela reunião poderá inde­ferir o pedido de manifestação previsto no parágrafo anterior, mediante justificativa expressa.

Para a Comissão de Trans­parência, presidida por Mar­cos Papa (Cidadania), a expe­riência de isolamento social e o distanciamento vivenciado du­rante a pandemia de covid-19 estimularam o desenvolvi­mento e adaptação de meios remotos e virtuais, possibili­tando maior acesso da popu­lação às discussões produzidas no âmbito do Legislativo.

Postagens relacionadas

Exposição celebra os 25 anos do Real

Redação 1

PUBLICIDADE: 8ª Meia Maratona Tribuna Ribeirão

Redação 1

PUBLICIDADE: Fórmula – Academia completa

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com