Tribuna Ribeirão
Política

Comissão notifica Sérgio Zerbinato

ALFREDO RISK/ARQUIVO

A Comissão Processante (CP) instalada na Câmara de Ribeirão Preto para investigar a denúncia de “rachadinha” contra o vereador Sérgio Zerbi­nato (PSB) iniciou os trabalhos na quarta-feira, 2 de março. O primeiro passo foi notificar o parlamentar, que terá prazo de dez dias para apresentar defesa prévia por escrito, assim como arrolar as testemunhas.

Criada seguindo os parâme­tros do artigo 5º do decreto-lei federal nº 201/67, a CP é forma­da pelo presidente Igor Oliveira (MDB), pelo relator Luis Anto­nio França (PSB) e Elizeu Ro­cha (PP). As funções também foram definidas por sorteio. O trio tem 90 dias para entregar o relatório final. A comissão foi aprovada na sessão de 24 de fe­vereiro, por unanimidade.

Zerbinato é acusado de promover, em seu gabinete, o esquema de partilha de salá­rios de assessores popularmen­te conhecido por “rachadinha”. Ele nega, mas também votou favoravelmente à instalação de uma Comissão Processante (CP) que decidirá se deve ou não perder o mandato.

Diz que vai provar sua ino­cência durante as investigações. Foram 21 votos a favor da de­núncia. Apenas Alessandro Ma­raca (MDB) não votou porque, segundo o Regimento Interno do Legislativo, o presidente da Câmara só é obrigado a votar em caso de empate.

O caso foi levado ao plená­rio porque a defesa de Zerbi­nato protocolou requerimento no colegiado questionando os trâmites seguidos no processo de investigação que apura a denúncia de “rachadinha” em seu gabinete. Argumenta que as resoluções número 206 e 203 do Conselho de Ética, que estabelecem o rito do processo de investigação, seriam ilegais por ferirem uma lei maior.

O artigo 5º, inciso II do de­creto-lei federal nº 201/1967 estabelece que, ao receber a de­núncia, a presidência da Câmara de Vereadores deve levá-la ao plenário. Ainda caberá à Comis­são Processante determinar se o processo de investigação come­çará do zero ou se aceitará parte dos procedimentos já feitos pelo Conselho de Ética.

Zerbinato é acusado pela ex­-assessora parlamentar Ivanilde Ribeiro Rodrigues de comandar, entre janeiro e agosto de 2021, um esquema de “rachadinha” dentro de seu gabinete. No Le­gislativo, o vereador é alvo do pedido de cassação protocolado na Câmara por dois munícipes.

Já na esfera judicial, o parla­mentar é alvo de ação por im­probidade administrativa pro­posta pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) por intermé­dio do promotor Sebastião Sér­gio da Silveira. A ação foi distri­buída para a 2ª Vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto.

Está sob a responsabilidade da juíza Lucilene Aparecida Ca­nella de Melo. Ela deu prazo de 30 dias úteis, contados a partir da citação, para que ele se mani­feste e conteste as acusações de que é alvo. A notificação foi ex­pedida no dia 14 de janeiro.

Ao usar a tribuna da Câma­ra, antes da votação, Sérgio Zer­binato afirmou que é inocente. O parlamentar ressaltou que se elegeu sem padrinhos políticos e com uma das campanhas vito­riosas mais baratas das eleições municipais de 2020. Também reafirmou o que já tinha dito em entrevista exclusiva ao Tribuna, publicada no dia 6 de fevereiro.

Zerbinato negou as acusa­ções e afirmou que as denúncias são resultado de uma articula­ção política que tem interesses diretos em uma eventual cas­sação de seu mandato. Diz que as articulações são motivadas pelo suplente do partido (o ca­belereiro Giomário) e que isso já foi apontado em sua defesa fei­ta junto à Câmara. Garante que sua ex-assessora teria se unido ao suplente e que existem vários relatos de encontros realizados entre os dois, assim que ela foi afastada de seu gabinete.

Postagens relacionadas

‘Quem não tem cão caça com gato’, diz FHC

Redação 1

ASSISTA AO VIVO – STF inicia sessão que irá julgar habeas corpus sobre prisão de Lula

Redação 1

Vistorias em próprios públicos – Prefeitura terá de divulgar laudos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com