Tribuna Ribeirão
Política

Comissão do IFSP apresenta relatório

A Comissão Especial de Estudos (CEE) da Câmara de Vereadores, criada para acom­panhar a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo na cidade, apre­sentou o relatório final na ses­são ordinária de quinta-feira, 30 de março. Agora, as infor­mações serão remetidas para a prefeitura de Ribeirão Preto.

A comissão é presidida por Alessandro Maraca (MDB) e conta ainda com a colabora­ção do relator Renato Zucolo­to (PP) e Maurício Gasparini (União Brasil). Segundo o Tri­buna apurou, a CEE irá propor duas formas para a instalação do Instituto Federal na cidade.

A primeira será imediata, utilizando imóvel já construído que necessite de poucas inter­venções. Neste caso, a principal sugestão será a instalação do antigo imóvel do Colégio Me­todista, localizado na Florên­cio de Abreu nº 714, na região Central, que pode custar R$ 16 milhões aos cofres públicos.

A segunda sugestão, a mé­dio prazo, seria obter a cessão do terreno da antiga Compa­nhia Nacional de Estamparia (Cianê), localizada no bair­ro Campos Elíseos, para que o instituto possa investir em obras futuramente. Com uma área de 39 mil metros qua­drados, o imóvel pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), que fun­cionou de 1945 a 1981.

O local chegou a ser ofere­cido, durante a gestão da então prefeita Dárcy Vera (PSD, hoje sem partido), para o Instituto Federal e um termo de compro­misso foi assinado em novem­bro de 2013 garantindo que o campus seria instalado nos gal­pões da antiga fábrica. Porém, não havia verba disponível para investimento, segundo infor­mou o IFSP em 2015.

Celso Charuri
O local preferido da pre­feitura e do próprio Instituto Federal são as dependências da Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (Emepb) Doutor Celso Charuri, na ave­nida Luiz Galvão Cezar, Planal­to Verde, Zona Oeste, por ter estrutura compatível com a do IFSP e pertencer ao município. A previsão é de que as aulas no futuro campus comecem no se­gundo semestre de 2024.

O Tribuna apurou que a Celso Charuri é o local pre­ferido para ambas as partes. No caso do governo Duarte Nogueira (PSDB), a utiliza­ção do espaço não teria custo adicional para o município, pois é o proprietário do espa­ço. Já para o Instituto Federal, como a escola tem terreno anexo sem edificação, permi­tiria futura ampliação do IFSP.

Supera
A comissão também incluiu no relatório um terreno ofere­cido pelo diretor-presidente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini. A área fica no bairro Monte Alegre, Zona Oeste da cidade, tem 20 mil m² e foi oferecida durante reunião realizada na quinta-feira, 23 de março, na Câmara.

Desde que foi criada, além dos imóveis a serem sugeri­dos, a CEE visitou outros lo­cais, como o prédio da antiga Faculdade Bandeirantes (Fa­ban), na rua São Sebastião, e as escolas do Sesi na Vila Re­creio e nos Campos Elíseos. Também vistoriaram a Escola Doutor Celso Charuri.

Padilha
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padi­lha, esteve em Ribeirão Preto em 11 de março para conhecer as instalações da Escola Doutor Celso Charuri, Porém, a visto­ria técnica ainda será realizada. “Esta é uma visita preliminar, para conhecer o prédio. A vis­toria técnica será realizada pela reitoria do instituto”.

O IFSP é uma autarquia fe­deral vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É espe­cializado na oferta de educa­ção profissional e tecnológica. Oferece uma gama de cursos gratuitos: 29 técnicos, 15 de li­cenciatura e 19 de bacharelado. O reitor da instituição, Silmário Batista dos Santos, ainda deve visitar a Escola Celso Charuri.

Postagens relacionadas

Empresa assume a limpeza urbana de RP

Redação 2

Eleições – Ribeirão Preto perde ‘representatividade’

Redação 1

Nova unidade – Projeto prevê R$ 1,3 mi para UBS

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com