Para evitar condições que propiciem a propagação do novo coronavírus (covid-19), em alinhamento às recomendações de medidas preventivas para diminuir a disseminação da doença, o Comida di Buteco, concurso gastronômico de abrangência nacional, foi adiado. O evento estava marcado para acontecer entre 10 de abril e 10 de maio em 21 cidades de todas as regiões do pai, mas foi transferido para o período de 10 de julho a 2 de agosto.
Nas capitais Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Salvador (BA) será de 10 de julho a 9 de agosto. Neste ano o evento vai ocorrer em Ribeirão Preto (SP), Vale do Aço (MG), Montes Claros (MG), Uberlândia (MG), Poços de Caldas (MG), Juiz de Fora (MG), Campinas (SP), São José do Rio Preto (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Brasília (DF ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM).
De acordo com Isabela Natal, gerente regional do concurso, a medida visa garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos no circuito. “É preciso agir com cautela nesse momento delicado que estamos enfrentando. Se evitarmos as aglomerações e adotarmos todos os hábitos de proteção vamos conseguir conter essa pandemia. Foi uma decisão difícil, mas temos que contribuir para a segurança de todos para que possamos estar bem no momento da volta”, finaliza.
O Comida di Buteco envolve bares participantes e quem escolhe o vencedor é o público consumidor e uma banca de especialistas em gastronomia. No ano passado, quando o evento completou 20 anos no Brasil e promoveu a 10ª edição em Ribeirão Preto, todas as porções foram vendidas a R$ 20. Na avaliação final, feita pelo público e por jurados, o petisco representa 70% da nota dos bares no festival, enquanto atendimento, higiene e temperatura da bebida respondem cada um por 10%.
Em 2019, pelo segundo ano consecutivo, o Linguiceiro Bar venceu o Comida di Buteco em Ribeirão Preto. Com o petisco “Porco Shot”, o bar do Jardim Macedo, na Zona Leste, levou a melhor votação entre os 23 concorrentes da 10ª edição do festival gastronômico, que ocorreu 12 de abril e 5 de maio. O petisco representou a cidade na etapa nacional, em julho. O prato consiste de uma porção com copinhos de batata pirulito enrolados com bacon e recheados com paleta de porco desfiada e um molho secreto. A receita ainda recebe uma camada de cream cheese, além do acompanhamento de uma geleia de abacaxi picante.
Na segunda colocação ficou o Lokalizaí Buteco, do Ipiranga, na Zona Norte, com a “Batata Cremosa”, recheada com brócolis, presunto, bacon, requeijão e muçarela. Em terceiro foi escolhido o BarBarbaridade, dos Campos Elíseos, na mesma região, com o petisco “Cubos Tri-Legal”, uma combinação de polenta caseira frita em cubos com queijo e costela bovina desfiada no tempero gaúcho.