De 11 de abril até 4 de maio, Ribeirão Preto recebe o concurso gastronômico Comida di Buteco, que neste ano conta com 30 bares espalhados pelo município. A competição é composta por duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil.
Neste ano, o evento tem como tema os 25 anos de Comida di Buteco para celebrar e relembrar como a competição, desde o seu início, promove mudanças socioeconômicas por onde passa, transforma vidas e cria memorias inesquecíveis. Em Ribeirão Preto, esta será a 15ª edição
O evento se faz presente em 50 municípios ao redor do país, e desde o início tem a premissa de impactar a vida dos participantes e daqueles que acompanham o roteiro culinário. Em Ribeirão Preto, dos 30 bares que fazem parte do circuito, oito são estreantes e tentam alcançar o pódio do concurso.
Em 2025, o Comida di Buteco não terá ingredientes obrigatórios, o tema será os 25 anos do concurso e valem quaisquer tipos de homenagens, na receita, no serviço, no ambiente, etc. A avaliação segue sendo dividida em quatro critérios: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. A porcentagem dos votos conta com 50% público e 50% dos jurados.
Com a data do concurso se aproximando, os bares começam a se preparar para revelar seus petiscos escolhidos, dando início à competição. A expectativa entre os entusiastas do evento cresce a cada momento, tornando a temporada de 2025 ainda mais empolgante.
“Para esse ano, preparamos coisas maravilhosas, especialmente porque celebramos 25 anos do Comida di Buteco. Será uma competição muito bonita e cheia de pratos e receitas inovadoras. Temos certeza de que o público ficará satisfeito com o que está por vir”, afirma Ana Eliza, coordenadora regional do Comida di Buteco.
Sobre o Comida di Buteco – Criado no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte (MG), na extinta Rádio Geraes FM, o concurso foi pensado com a premissa de resgatar botecos familiares e a cozinha raiz. A cada edição 20% da base de participantes é renovada, revigorando o roteiro e mantendo a competitividade viva.
Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o Melhor Buteco do Brasil. E em julho, numa festa realizada em algum canto do país, é revelado o Campeão Nacional.
Em 2024 o concurso Comida di Buteco recebeu a nomeação ao Calendário Oficial Cultural de Ribeirão Preto, um título promovido pela prefeitura da cidade em conjunto com a Câmara. O vereador Jean Corauci (PSD) entregou em mãos a placa representativa do título para Marina Chimenti.
No ano passado, o grande campeão em Ribeirão Preto foi o Federal Bar, que carrega o rock em sua temática e vestiu a faixa de campeão. Localizado no bairro Jardim Macedo, o vencedor trouxe para o público o “Rabicó Enrolado”, bolinho de mandioca e pernil desfiado, empanado na farinha panko, acompanha molho de alho e molho chimichurri.
Ana Rita Cabrini dividiu emoções e com seu marido Daniel e falou sobre o prêmio. “Isso daqui é demais, subir ao pódio em primeiro lugar é melhor ainda. O cansaço, os desafios, enrolar mais de 3.000 bolinhos na mão, tudo isso não tem preço, estamos muito felizes e realizados com o primeiro lugar”, falou emocionada a dona do bar.