O comércio de Ribeirão Preto terá horário especial de funcionamento durante o feriado em comemoração à Independência do Brasil, celebrado nesta quinta-feira, 7 de setembro, quando a abertura das lojas será facultativa das nove às 17 horas. Na sexta-feira (8), os estabelecimentos vão funcionar normalmente, das nove às 18 horas e, no sábado (9), das nove às 17 horas.
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) aposta no período para alavancar as vendas. Segundo o presidente da entidade, Paulo César Garcia Lopes, durante os dias de folga a população pode aproveitar para fazer compras e conferir as novidades das lojas.
“O comércio do Centro, das principais avenidas comerciais e dos bairros, estarão prontos para receber os clientes, inclusive os visitantes das cidades da região. Como será um feriado prolongado, as pessoas têm mais oportunidades para pesquisar e passear”, comenta.
Pela primeira vez em 2017 as vendas do comércio de Ribeirão Preto apresentaram índices otimistas. Julho teve um leve crescimento de 0,08%, na comparação com o mesmo período do ano passado. “O número positivo traz esperança para o varejo neste início de segundo semestre, já que o calendário conta com muitas festividades como, por exemplo, Dia das Crianças, Black Friday e Natal”, finaliza.
Os bancos fecham na quinta-feira, mas o atendimento será normal na sexta-feira (8). Nos quatro shopping centers de Ribeirão Preto – RibeirãoShopping, Santa Úrsula, Iguatemi e Novo Shopping – a abertura das lojas também será facultativa na quinta-feira, no horário específico de cada empreendimento, mas as praças de alimentação e as áreas de lazer e entretenimento vão atender normalmente. Nos demais dias o atendimento será normal.
O Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto vai implantar operação especial para atender os passageiros. Entre chegadas e partidas, a concessionária Socicam Terminais de Passageiros estima recepcionar mais de 26 mil pessoas entre quarta-feira (6) e segunda (11). A previsão indica mais de sete mil viajantes deixando a cidade de ônibus entre os dias 6 e 7.
Portanto, a administradora orienta que os passageiros evitem os embarques na quarta-feira (6), entre 20 e 23 horas, e na quinta-feira (7), entre 8 e 12 horas. As cidades mais procuradas são Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Serão disponibilizados 35 carros extras. Se houver necessidade, haverá mais ônibus.
Serviços essenciais – A prefeitura de Ribeirão Preto vai manter os serviços essências durante os quatro dias de feriado prolongado – na sexta-feira (8) será ponto facultativo. As três Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) – Central (avenida Jerônimo Gonçalves nº 466), Vila Virgínia (rua Franco da Rocha nº 1.270) e Quintino Facci II (rua Bruno Pelicani nº 70) – e a Unidade Pronto-Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio nº 353 (Jardim Paulista) vão atender os casos de urgência e emergência 24 horas por dia.
O Departamento de Água e Esgoto (Daerp) atenderá aos chamados emergenciais pelo telefone 115, das sete às nove horas, para desobstrução de redes e consertos de vazamentos. Já a Secretaria Municipal da Infraestrutura atende as emergências pelo telefone 3968-8650 para os casos de enchentes, quedas de barreiras ou pontes nas estradas de rodagem do município. A Comissão Municipal de Defesa Civil atende em regime de plantão 24 horas, e deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades ou desabamentos, pelo telefone 199.