Tribuna Ribeirão
Economia

Comércio fecha o ano em queda

ALFREDO RISK/ARQUIVO TRIBUNA

O varejo de Ribeirão Pre­to fechou 2018 com queda de 1,74% nas vendas, a quinta re­tração seguida – o último ba­lanço anual positivo do setor foi constatado em 2013, com cres­cimento de 1,23%. Os lojistas da cidade já haviam constatado dé­ficit de 1,13% no acumulado de 2017. O índice do ano passado, porém, foi melhor do que o de 2016 (queda de 2,73%) e de 2015 (recuo de 3,78%) e pior que o re­cuo de 0,46% de 2014.

Os dados da Pesquisa Mo­vimento do Comércio foram divulgados nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribei­rão Preto e Região (Sincovarp). “Esse resultado aponta no sen­tido de um aprofundamento da crise econômica para o segmen­to, que vem sofrendo quedas sucessivas desde 2014”, explica Marcelo Bosi Rodrigues, econo­mista responsável pelo estudo.

No ano passado, o comércio de Ribeirão Preto fechou dez dos doze meses no “vermelho”. Em dezembro, nem o Natal aju­dou e as vendas caíram 0,60% em comparação com o mesmo período de 2017. O varejo ribei­rão-pretano havia interrompido a série de déficits com leve re­cuperação de 0,79% em agosto, depois de seis meses de déficit. Até então, os lojistas só haviam obtido saldo positivo em janeiro, com aumento de 1,36%.

Em setembro houve retração de 0,39%. Em 2018, em Ribeirão Preto, houve recuo de 2,9% em julho e junho fechou em que­da de 1,95%. Fevereiro termi­nou com baixa de 2,36%, assim como março, com 1,99%, e abril, de 2,59%. Em maio, porém, caiu 3,99%. Foi um dos mais rele­vantes resultados negativos dos últimos anos, reflexo da greve dos caminhoneiros que parou o País. Em novembro houve queda de 3,12%, o terceiro pior do ano, atrás do de maio, com retração de 3,99%, e do de outu­bro, de 3,19%.

Os nove setores pesquisados fecharam o ano no “vermelho” e o pior resultado foi registrado no de livraria/papelaria (-2,91%), seguido por seguido por cine/ foto (-2,60%), tecidos/enxoval (-2,41%), ótica (-2,40%), presen­tes (-1,71%), eletrodomésticos -(1,61%), vestuário (-1,16%), cal­çados (-0,67%) e móveis (-0,23%).

Segundo Rodrigues, para o início de 2018 a expectativa era de uma lenta recuperação das vendas. “Por conta das turbulên­cias envolvendo o curto e polê­mico governo Michel Temer, o ano acabou mostrando sucessi­vos resultados negativos, prin­cipalmente na época da greve dos caminhoneiros ocorrida em maio”, observa.

Empregos
No que se refere ao empre­go, o resultado foi de uma leve queda de 0,17% nos postos de trabalho em 2018. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Mi­nistério da Economia, o saldo do comércio local, ano passado, foi de 1.770 carteiras assina­das, com 28.043 contratações e 26.273 dispensas.

“Levando-se em conside­ração as quedas sucessivas das vendas nos últimos sete anos, o número relativo ao emprego não reflete o momento negati­vo enfrentado pelo varejo, de­monstrando que o comerciante tem optado por manter os pos­tos de trabalho, uma vez que as lojas já estão com seus quadros funcionais bastante reduzidos”, analisa Rodrigues.

Entre os setores, embora as movimentações oscilem entre positivas e negativas, a maioria se mantém perto da estabilida­de, com variações menores que um ponto percentual para cima ou para baixo. Apenas cine/foto teve redução dos quadros fun­cionais durante o ano de 1,04%.

Modalidade de pagamento
No que diz respeito a moda­lidade de pagamento utilizada no comércio não houve surpre­sa. A tendência de utilização do cartão de crédito vem se confir­mando a cada ano e, em média, representa 54,15%. Pagamentos à vista somaram 35% e os a pra­zo, com cheques pré-datados ou carnês, 10,85%.

Postagens relacionadas

Etanol sobe pela 5ª vez nas usinas

Redação 1

Acirp cobra respeito a decreto dos camelôs

Redação 1

Emprego desacelera em março

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com