Em função da data comemorada no domingo, dia 9 de abril, a Prefeitura vai permitir o funcionamento do comércio até às 22 horas na sexta e sábado, dias 7 e 8 de maio
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (30) que em função do Dia das Mães, comemorado no domingo, 8 de maio, o comércio de rua e os shoppings poderão abrir as portas até às 22 horas na sexta-feira e no sábado – dias 7 e 8 de maio. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa, no Palácio Rio Branco.
Já nos outros dias da semana o comércio seguirá as regras da fase estendida do Plano São Paulo anunciadas na quarta-feira (28) pelo governo paulista. O Plano São Paulo prorrogou a fase de transição para todo o estado por mais uma semana, até o dia 9 de maio. Também fixou horário estendido das 6 às 20 horas a partir deste sábado para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings.
O mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.
No caso dos restaurantes a prefeitura de Ribeirão Preto decidiu que durante a fase estendida a entrada dos clientes será permitidas até às 20 horas e o encerramento do atendimento de quem estiver no seu interior deverá ser encerrada obrigatoriamente até às 22 horas.
A fase de transição mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. Parques estaduais e municipais também poderão ficar abertos, mas com horário das 6 às 18 horas.
Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados está mantida em 25%. O toque de recolher continua das 20 às 5 horas, assim como a recomendação de tele-trabalho para atividades administrativas não essenciais. Todas as regras foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira.
Com coronavírus – O secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel foi diagnosticado com Covid-19 no começo da semana. O anúncio foi feito na coletiva pelo prefeito Duarte Nogueira. Em função da quarentena que está cumprindo, ele não participou da coletiva. O secretário está cumprindo quarentena em casa e trabalhando em sistema home-office.