O governo de São Paulo decidiu não conceder ponto facultativo nos dias de carnaval para todo o estado. A decisão segue recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus. Em Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) já havia decretado, no final do ano passado, ponto facultativo nos dias 15 e 16 e até o meio-dia de Quarta-Feira de Cinzas, 17 de fevereiro. No último dia 5 de ele confirmou que sua decisão está mantida.
A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) informa que o carnaval será considerado dia normal de trabalho para o comércio, ficando o funcionamento ou não das lojas a critério das empresas. A abertura neste sábado (13), na segunda (15) e na terça-feira (16) é permitida pelas regras da fase laranja do Plano São Paulo.
Porém, é preciso seguir o horário de funcionamento máximo de oito horas por dia, dentro do período entre seis e 20 horas. A Acirp enfatiza a importância do uso de máscara, álcool em gel e do distanciamento social, além de fazer um apelo a toda a população para que evite aglomerações.
O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-RP) orientam os comerciantes a atenderem das nove às 17 horas no sábado, das 10 às 18 horas na segunda e na terça-feira (abertura facultativa) e das 12 às 18 horas na quarta-feira.
Para os quatro shopping centers – RibeirãoShopping, Shopping Santa Úrsula, Shopping Iguatemi e Novo Shopping – a orientação é atender das 12 às 20 horas no sábado, na segunda, na terça e na Quarta-Feira de Cinzas e das 14 às 20 horas no domingo.
Prefeitura
As repartições públicas da prefeitura de Ribeirão Preto fecham às 18 horas desta sexta-feira (12) e só vão reabrir após as 12 horas de Quarta-Feira de Cinzas. Os serviços essenciais serão mantidos e alguns órgãos públicos municipais terão os horários de funcionamento alterados. As duas Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDS’s) – Central (avenida Jerônimo Gonçalves nº 466) e Sul, na Vila Virgínia (rua Franco da Rocha nº 1.270) – atenderão 24 horas nos quatro dias.
A Unidade de Pronto Atendimento Nelson Mandela, na avenida General Euclides de Figueiredo nº 295, no Adelino Simioni, e a UPA Doutor Luis Atílio Losi Viana, na Treze de Maio nº 353, no Jardim Paulista, onde foi instalado o Polo Novo Coronavírus (Covid-19), também ficarão abertas, mas a segunda exclusivamente para atendimento a pacientes com queixas respiratórias e febre.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) permanecerão fechadas. A Comissão Municipal de Defesa Civil atenderá em regime plantão 24 horas e só deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades públicas ou desabamentos, pelo telefone 199. A coleta de resíduos funcionará normalmente durante o feriado.
O Departamento de Água e Esgotos (Daerp) atenderá os chamados emergenciais pelo telefone 115, das sete às 21 horas, para desobstrução de redes e consertos de vazamentos, e também terá plantões para emergências. Os bancos fecham na segunda e na terça-feira e só reabrem na quarta ao meio-dia. O Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) não funcionará no feriado. Os atendimentos serão normalizados no dia 17.