O comércio ribeirão-pretano projeta alta entre 6% e 9% neste mês de maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os negócios no varejo de Ribeirão Preto devem ser impulsionados pela 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2023), realizada na semana passada (entre os dias 1º e 5), e pelo Dia das Mães, a segunda melhor data para os lojistas, atrás apenas do Natal.
A Agrishow terminou na sexta-feira com faturamento recorde de R$ 13,29 bilhões e 195 mil visitantes, maior público da história da feira. O Dia das Mães será celebrado neste domingo, 14 de maio. O tíquete médio do presente deve oscilar entre R$ 150 e R$ 200. As informações são de levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) – atende 43 cidades – e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).
A expectativa para Ribeirão Preto está acima da projeção apurada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que aponta para uma alta de 3% nas vendas de maio. No ano passado, os negócios no varejo ribeirão-pretano registraram crescimento de 16% em relação ao mesmo mês de 2021.
“Ribeirão Preto acaba tendo um desempenho de vendas acima da média paulista por se tratar de um polo regional de consumo, ou seja, muitos consumidores das cidades vizinhas vêm comprar aqui e aproveitam para fazerem uma programação de lazer. Outro grande atrativo é a diversidade de produtos e promoções que o comércio local oferece”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
Segmentos
Acompanhando a tendência nacional, em Ribeirão Preto, os setores campeões de vendas no Dia das Mães serão os de vestuário, calçados e acessórios, seguidos por beleza e perfumaria, joias e bijuterias, móveis e decorações, e eletroeletrônicos, revela a pesquisa do Centro de Pesquisas do Varejo.
“Sem falar que o Dia das Mães também movimenta restaurantes, floriculturas e segmentos relacionados a viagens, como os de transportes rodoviário e aeroviário, além de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Muita gente viaja para visitar as mães e, com isso, o impacto positivo não fica restrito somente ao comércio varejista tradicional”, explica Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL RP.
Intenção de compra
Em Ribeirão Preto, o CPV estima que 85% dos consumidores vão às compras para presentear mamães, esposas, sogras e avós, enquanto pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e consultoria Offerwise aponta que o mesmo índice será de 79%, em nível Brasil.
A pesquisa CNDL/SPC Brasil/Offerwise também aponta que 23% dos consumidores pretendem gastar menos do que no ano passado, devido à necessidade de economizar dinheiro e pela piora do cenário econômico em relação a 2022. Quarenta por cento dos consumidores comprarão presentes pela internet, de olho principalmente nos preços mais atrativos, promoções e descontos.
Agrishow
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a cidade registrou, durante a Agrishow, aumento de aproximadamente 24% dos frequentadores a esse tipo de comércio. Já o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ribeirão Preto e Região afirma que 100% das hospedagens no segmento foram ocupadas no município.
Hotéis
Nas cidades da região, o percentual atingiu 80%, além das hospedagens geradas por plataformas de aluguel de casas. Em relação a pousos e decolagens, o aumento foi de 307% em relação a dias normais, conforme a gestão do aeroporto Leite Lopes.
A expectativa é que a injeção de recursos na região ultrapasse R$ 400 milhões. Este foi o montante registrado na 27ª edição, no ano passado, segundo estudo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. De acordo com o Ciet, 85,2% dos participantes eram de fora da região metropolitana, índice considerado elevado.
Estadia
Excluindo os moradores, segundo o Ciet, mais de 135 mil pessoas de todo o país estiveram na feira. A permanência foi de 4,4 dias e o gasto total, individual, no período, de R$ 2.901 por pessoa. Esse sucesso foi sentido em toda a região. Não foram poucos os casos de visitantes que se hospedaram a até 150 quilômetros de distância.