O comércio de Ribeirão Preto estima crescimento médio entre 2% e 4% nas vendas alusivas à Black Friday 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado, aponta a projeção do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV). Se confirmado, esse resultado representaria uma recuperação importante do setor.
Em novembro de 2023, o pico de vendas da Black Friday não foi suficiente para garantir um resultado positivo, quando houve um recuo médio de -2,7% nas vendas. Neste ano, será no dia 29 de novembro. O CPV é mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP).
“Como o brasileiro tem sido cauteloso, ao longo de 2024, a esperança dos lojistas é de que haja uma ‘demanda reprimida’ disposta a comprar um pouco mais nesse fim de ano. Muitos empreendedores entendem a Black Friday como a primeira ‘onda’ de compras para o Natal, coincidindo com a primeira parcela do décimo terceiro salário. A data é uma das mais relevantes do calendário varejista”, explica Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.
Ainda segundo o levantamento, o tíquete médio da compra na Black Friday, em Ribeirão Preto, deve variar entre R$ 250 e R$ 300 entre produtos e serviços de menor valor agregado. Nos de maior valor agregado, a variação deve ser entre R$ 600 e R$ 800. Muitos antecipam a compra de parte dos presentes de Natal para garantir preços menores e parcelamentos mais atrativos.
“O resultado de vendas de novembro será fundamental para a projeção do Natal. Se a Black Friday for positiva, a tendência é de que o Natal seja também. Vale lembrar, que, no ano passado, houve um tímido crescimento médio de 1% nas vendas de dezembro, bem abaixo das expectativas”, relembra Galli.
Intenção de compra – O levantamento do CPV – que também toma como base projeções do mercado e dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC) – aponta que 66% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem comprar nessa Black Friday.
Ribeirão Preto é uma grande capital regional de consumo, referência para dezenas de cidades do entorno com influência que alcança o Sul de Minas, Triângulo Mineiro e até a região central do estado de São Paulo. Pesquisa realizada pelo Google, revela que, no Brasil, 40% dos consumidores interessados já estão pesquisando produtos, preços e promoções, visando a Black Friday 2024.
Campeões de vendas – A pesquisa Google mapeou 33 categorias (com duas fases de aplicação, em julho e outubro) e a projeção apontou que os produtos de maior interesse por parte dos consumidores, na Black Friday, são roupas/calçados/acessórios (37,7%), celulares (29%) e perfumes/cosméticos (26%).
Segundo a pesquisa, outros itens mais procurados são móveis/decorações (20%), alimentos (19%), ofertas de delivery de restaurantes (11,7%), viagens/passagens aéreas/hotéis (11%), cursos de graduação e pós-graduação (8%) e serviços de streaming (8%), entre outros.
E-commerce – A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm,) projeta um crescimento de 10,18% nas vendas online, na Black Friday 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa é de que a data movimente R$ 7,93 bilhões no E-commerce brasileiro, ante R$ 7,2 bilhões em 2023. Ainda segundo a ABComm, o tíquete médio, está estimado em R$ 738. Ano passado foi de R$ 705. O faturamento do E-commerce nacional, durante toda a semana de promoções da Black Friday, deve alcançar R$ 11,63 bilhões.
Pagamento e horário – A pesquisa Google também revelou que o Pix é o meio de pagamento preferido dos consumidores brasileiros (62%), seguido por cartão de crédito parcelado (53%), cartão de crédito à vista (37%), cartão de débito (32%) e dinheiro (27%). Na sexta-feira (29), dia da Black Friday, o comércio varejista de Ribeirão Preto funcionará em seu horário normal, das nove às 18 horas, e os shoppings centers, das dez às 22 horas.