Tribuna Ribeirão
Artigos

Comércio animado com a chegada do fim do ano 

Tarcísio Corrêa de Melo *
[email protected]

2024 não foi um ano fácil para o comercio de Ribeirão Preto. Durante todo este ano vimos muitas lojas e empresas encerrarem suas atividades, tanto nos bairros quanto nos principais corredores comerciais de nossa cidade. E, podemos dizer, que este resultado negativo, não foi somente por um motivo, mas por um conjunto de circunstâncias que levaram a principal atividade de nosso município ao colapso que aqui se instalou.

As obras dos corredores de ônibus, as interdições em diversos pontos do centro da cidade, a interminável obra na Avenida 9 de julho, sem falar nos impactos na Avenida Dom Pedro no Bairro Ipiranga, e muitas outras mais, espalhadas pelo centro e demais regiões da cidade.

Foi um ano de caos para os comerciantes, que viam a frente de suas lojas interditadas e sujas, afastando os clientes e consumidores dos pontos de venda, e a consequente redução dos faturamentos, sem que as despesas fixas também fossem reduzidas.

O comercio, que já havia sofrido muito com a pandemia, com a popularização das compras on-line, amargou, mais uma vez, um período difícil, e que parece ainda não ter findado, pois em alguns pontos da cidade o caos ainda continua.

É bem verdade que o Poder Público necessitava fazer estas obras, principalmente aquelas de infraestrutura, pois a estrutura antiga da cidade pedia estas intervenções.

“Sine sacrifício nulla victoria” (Sem sacrifício não há vitória). O bom e velho latim já nos dá uma dica e consolo para enfrentarmos estes tempos tão difíceis para o nosso comércio e, ao mesmo tempo, nos serve de alento, para que possamos vislumbrar dias melhores vindouros.

O final do ano está se aproximando, e a injeção dos recursos do 13º salário e outros benefícios mais, projetam um aumento no consumo e no ticket médio de compras em nossas lojas e comercio. A Black Friday e as campanhas comerciais de fim de ano, propiciam um aumento significativo no consumo das famílias, especialmente nesta época do ano.

É a hora de “arrumar a casa” e se preparar para recuperar boa parte do que foi perdido neste fatídico ano, como a Fênix da mitologia grega, temos que ressurgir das cinzas e, estar prontos para o melhor período de vendas do comércio regional.

Não vamos chorar o “leite derramado”, vamos arregaçar as mangas, avivar o nosso entusiasmo, contagiar nossos colaboradores, para que animados, estejam prontos para acolher da melhor maneira possível a demanda de clientes e consumidores que, havidos pelas compras de fim de ano, acorrerão aos nossos estabelecimentos.

* Empresário, jornalista, administrador de empresas e superintendente da Distrital Sudoeste da Acirp  

 

 

 

 

 

Postagens relacionadas

A importância do 11 de agosto

William Teodoro

Tomires, a arte de ser goleiro

William Teodoro

A volta de Lula não será um passeio

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com