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Comércio adere à ‘Semana do Brasil’

JOSÉ CRUZ/AG.BR.

O governo federal lançou nesta terça-feira (3), em ceri­mônia no Palácio do Planal­to, uma campanha para esti­mular o consumo durante a semana do Sete de Setembro, data em que se celebra a In­dependência do Brasil.

Batizada de “Semana do Brasil”, a campanha, que teve peças publicitárias elaboradas pela Secretaria de Comunica­ção Social da Presidência da República (Secom), envolve a participação de 4.680 empresas de todo o país, que vão ofere­cer descontos e promoções em produtos e serviços entre a pró­xima sexta-feira (6) e o dia 15.

O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade apoiam a ação. Além das entidades, empresários e grandes varejistas farão parte do movimento e agitarão o co­mércio local com liquidações, ofertas em produtos seleciona­dos e horário de funcionamen­to estendido.

Tudo organizado com o propósito de gerar oportu­nidades para quem produz e para quem consome, além de valorizar o orgulho de ser brasileiro, próximo ao Dia da Independência, celebrado em 7 de setembro. Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp e da CDL Ribei­rão Preto, a “Semana do Brasil” é uma oportunidade para o co­mércio alavancar as vendas.

“Nos últimos meses, di­versos setores da economia, principalmente o varejo, vêm passando por dificuldades. A ação inédita é uma manei­ra de colaborar e promover os nossos lojistas. Também é uma oportunidade para os empresários renovarem seus estoques e, assim, terem fluxo de caixa para o fim do ano, o principal período de vendas do segmento. Vamos nos unir e participar da uma atividade totalmente nossa, do nosso Brasil”, comenta.

Segundo o governo federal, foram mobilizados diferentes segmentos do varejo, comér­cio e serviços, com o objetivo de trazer “benefícios reais” aos consumidores. Entre as em­presas envolvidas, estão gru­pos privados de comunicação e também a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública do governo federal. Es­ses meios de comunicação vão veicular mensagens publicitá­rias com o mote “Vamos valo­rizar o que é nosso”.

“Um mês que não tinha uma data de comércio passa­rá a ter uma data de comér­cio e turismo”, disse o titular da Secom, Fábio Wajgarten. Cada empresa poderá aplicar o desconto e a promoção que quiser ao longo desse período. Ao discursar no lançamento da iniciativa, o presidente Jair Bolsonaro manifestou con­fiança na recuperação da eco­nomia brasileira.

“É o momento em que nós estamos nos reencontrando com as cores da nossa bandeira e o lema Ordem e Progresso. O Brasil vai sair dessa. Nós, juntos, vamos fazer um Brasil diferente. Vamos, lá na frente, apesar do orçamento complicado, dar a volta por cima”, disse.

Para viabilizar a nova data de comércio, o governo se ar­ticulou com entidades como o Instituto para o Desenvolvi­mento do Varejo (IDV) e diver­sas associações empresariais. A expectativa é incrementar os números do consumo em setembro, um mês tradicional­mente mais fraco em vendas.

“Todas as datas do calen­dário de comércio têm anos de vida e décadas. Sejamos persistentes e pacientes. A própria Black Friday [tem­porada de compras com des­conto no mês de novembro] demorou para se consolidar e ainda está sendo construí­da no varejo brasileiro”, dis­se Fábio Wajgarten, durante pronunciamento de apresen­tação da campanha.

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