Por Hugo Luque
O Comercial enfrenta o Desportivo Brasil neste sábado, às 15h, no Estádio Ernesto Rocco, pela sétima rodada da Série A3 do Campeonato Paulista. Contra o lanterna da competição, o Bafo busca mais uma vitória para se afastar de vez da zona de rebaixamento.
Além disso, a equipe ribeirão-pretana terá pela primeira vez João Vallim no banco de reservas. Anunciado no fim de semana como novo técnico, o veterano acompanhou o triunfo sobre o Catanduva, na quarta-feira, das tribunas do Palma Travassos. Agora, espera transformar a “paquera” com o novo time em casamento de sucesso.
“Eu e o Comercial temos uma paquera de muitos anos. Já estive para vir para cá várias vezes, em situações de montagem de grupo, no início, mas não deu certo. Agora, houve a proposta, tinha acabado de sair da Portuguesa Santista e recebi a proposta. Não pensei duas vezes. Como já fiz esse tipo de trabalho em algumas equipes (…), vi que ainda dava tempo e que o Comercial, pelo que eu vi quando cheguei, tem condições de sair dessa situação e brigar pela classificação. Depois, é outro campeonato e, quem sabe, [vamos buscar] o acesso”, disse o treinador em sua apresentação, na sexta-feira.
No meio de semana, o Leão do Norte levou a melhor pela primeira vez no ano, e logo contra o vice-líder. Macena marcou duas vezes, de pênalti, e o Alvinegro celebrou o 2 a 0 com Gustavo Marciano no comando interino.
São quatro pontos para o Comercial, que ocupa a 14ª posição. O Desportivo é o último colocado, com apenas dois pontos, mas tem um jogo a menos em relação aos rivais. Na última rodada, o time de Porto Feliz empatou em 3 a 3 com o União São João, em Araras.
Em sete embates na história entre Bafo e Desportivo Brasil, a agremiação de Ribeirão Preto venceu três vezes, empatou outras três e perdeu somente uma. O jogo mais recente foi pela A3 de 2022: vitória do Leão por 2 a 1, fora de casa.
Logo de cara, Vallim não terá à disposição o meia-atacante Patrick Reis, expulso diante do Catanduva. Wendel, por outro lado, retorna após cumprir suspensão. Mas a tendência é que a escalação da última rodada se repita.
Assim, um provável 11 inicial tem: Airon; Bruno Moura, Samuel Pereira, Cristopher e Michael Douglas; Bruno Moura, Guilherme Pitbull, Mineiro e Renan Barcelos; Vinícius Barba, Felipe Rodrigues e Macena.