Por Hugo Luque
A primeira parte do confronto entre Comercial e Primavera, pelas oitavas de final da Copa Paulista, terminou empatada em 1 a 1 nesta terça-feira, no Estádio Palma Travassos. O gol alvinegro foi marcado por Raphael Macena, ídolo que voltou a entrar em campo pelo clube depois de dez anos.
Apesar da noite fria, os pouco mais de 1,4 mil comercialinos que compareceram à Joia empurraram o Bafo ao ataque desde o primeiro minuto, o que levou ao gol logo no começo. Entretanto, na etapa final, o time de Renato Peixe viu o adversário crescer e, com a expulsão do zagueiro Luciano, aos 40 minutos do segundo tempo, o empate foi inevitável.
Após o adiamento do jogo por conta das queimadas na região de Ribeirão Preto, a bola finalmente rolou, mas nada está decidido. A vaga às quartas de final será definida no domingo, às 10h, no Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba (SP). Passa de fase quem vencer e, em caso de empate por qualquer placar, a decisão será nos pênaltis.
O jogo
Foram precisos menos de cinco minutos para Macena mostrar que está de volta e não perdeu a qualidade da primeira passagem pelo clube. Carlinhos levantou na área e o centroavante usou toda sua força para fazer o pivô, girar e abrir o placar com uma firme finalização.
Os times criaram mais algumas boas chances antes do intervalo, com muitos lançamentos e jogo aéreo dos dois lados, principalmente pelo estado ruim do gramado. Em uma jogada de bola parada, o Primavera chegou a acertar a trave de Marcos.
Na volta dos vestiários, o jogo continuou aberto no setor intermediário. O estreante Roberto Baggio se mostrou uma peça interessante para a articulação da equipe, sobretudo quando aliado à força de Macena, que tirou a tranquilidade da zaga rival.
Já na reta final, o Leão do Norte teve uma importante baixa. O zagueiro Luciano chegou atrasado em um contra-ataque e recebeu o vermelho direto. Renato Peixe agiu rápido e colocou Guilherme Café para cobrir a lacuna deixada pela expulsão. No entanto, no lance seguinte, os visitantes empataram com João Victor, que completou, em cima da linha, uma cobrança de escanteio desviada no meio do caminho por Léo Passos.