Finalmente aliviado após conquistar a primeira vitória em 2024, o Comercial volta a campo neste sábado, às 15h, no Palma Travassos, para enfrentar o Barretos, pela sexta rodada da Copa Paulista. Mais um bom resultado pode colocar, de uma vez por todas, o Bafo nos trilhos em busca da vaga no mata-mata.
Além disso, um triunfo alvinegro dificultaria muito a vida do Touro do Vale, lanterna do Grupo 2, com dois pontos, que ficaria longe do grupo que se classifica ao mata-mata. Para chegar à fase eliminatória, basta estar entre os três primeiros da chave ou ser o melhor quarto colocado, no critério de aproveitamento, entre todos os grupos.
“A palavra obrigação está dentro do contexto por conta da nossa campanha até aqui. Eu acreditava que teria uma pontuação maior. Próximo jogo é em casa, ainda não perdemos aqui e eu penso, sim, que é uma divisão [de águas], por conta da situação do Barretos. Se eles perderem esse jogo, a chances diminuem muito em termos de classificação. Vai ser um jogo com tem sido a competição, todo mundo se conhece, vai ser competitivo, de muitos duelos. A gente espera dentro de casa, com o apoio do torcedor, fazer um bom jogo e conquistar a vitória, porque nos mantém dentro da zona de classificação, brigando diretamente”, disse Betinho.
No momento, o melhor quarto colocado é, justamente, o Leão do Norte, com cinco pontos e 41% de aproveitamento. Em quatro partidas – já que a segunda rodada foi de folga –, o time venceu uma, perdeu outra e empatou duas.
Um desses empates foi contra o próprio Barretos, na estreia, por 1 a 1. O Comercial vencia a partida até os acréscimos do segundo tempo, quando vacilou na defesa e sofreu o empate. Na última rodada, porém, a sorte virou: a equipe ribeirão-pretana bateu o líder Monte Azul, no último sábado, por 2 a 1, de virada, com um jogador a menos e com o gol da vitória no último lance.
Curiosamente, todos os embates entre Bafo e Touro desde 2003, em partidas oficiais, terminaram em empate. Foram encontros no período.
Agora, uma vitória para contrariar o histórico pode mudar a vida comercialina e colocar o time nas cabeças da chave. Para isso, Betinho terá de pensar em como escalar o time titular.
O treinador não contará com o volante Flávio, lesionado, além do meia Emerson Silva e do lateral-direito Carlinhos, suspensos. Para o lado do campo, o substituto deve ser o polivalente Ninho, caso seja liberado pelo departamento médico.
“Caso eu o tenha, existe a possibilidade real de utilizá-lo, até porque já jogamos com ele pelo lado. É um jogador de muita força, um atleta excelente para o treinador, que faz várias posições dentro do jogo. A gente tem mais alguns dias e, quem sabe, ele possa retornar”, explicou o treinador.
Outro atleta que aguarda luz verde é o meia Danielzinho. Já o lateral-esquerdo Yan e o atacante Felipe Rodrigues estão de volta.
Um provável time titular tem: Marcos; Ninho, Guilherme Café, Guilherme Teixeira e Calixto (Yan); Emerson Muller, Bruno Santos e Khawhan; Gustavo Henrique, Adriano Luiz e Valdo Bacabal.