Por Hugo Luque
O Comercial volta a campo neste domingo, às 10h, no Estádio Palma Travassos, contra a rival Francana, pela terceira rodada da Copa Paulista. Na estreia, o Bafo empatou com o Barretos em 1 a 1. Já na segunda rodada, a equipe folgou por conta do número ímpar de times no grupo.
Com duas semanas para trabalhar, o Leão do Norte espera finalmente voltar ao caminho das vitórias. Será o primeiro jogo do time ribeirão-pretano em casa desde 16 de março, pela Série A2 do Campeonato Paulista, contra o Monte Azul. A última vitória alvinegra, inclusive, aconteceu na Joia, no longínquo 27 de agosto de 2023, também pela Copa Paulista, contra o São Bento.
Desde então, o Comercial já soma 17 partidas sem vencer, das quais oito foram como mandante. No empate frente ao Barretos, o Bafo passou muito perto de quebrar o incômodo tabu. Contudo, a equipe deu bobeira nos acréscimos do segundo tempo e cedeu o gol de empate no Estádio Fortaleza. Agora, o técnico Betinho espera mais um bom desempenho, porém agora acompanhado de um resultado melhor.
“A entrega deles foi fundamental. Essa entrega, junto com o resultado, se tivéssemos vencido, seria ainda melhor, mas estamos no começo da competição, sabemos que podemos evoluir muito e eles demonstraram isso. Num campo ruim, soubemos jogar também. Agora, vamos jogar em casa, diante da Francana, e pode ter certeza que vai ser ainda mais do que fizemos”, comentou.
Apesar disso, o comandante comercialino ainda não prevê um excelente desempenho físico por parte de seus atletas. Isso porque, após a estreia, o elenco teve mais duas semanas sem jogos e teve de fazer um jogo-treino com o Primavera, em Indaiatuba (SP), que terminou em vitória por 1 a 0, para manter o ritmo. Afinal, como disse o meia Didi na Copa do Mundo de 1958: treino é treino, jogo é jogo.
“O que eu falo para eles é que não temos esse entrosamento. O treinamento te dá uma proximidade, mas é o jogo que determina isso e o ritmo de jogo é fundamental para o atleta. Quanto mais jogar, mais vai ter domínio das ações e vai ter confiança. Foi uma perda grande não jogar na segunda rodada, até por isso fizemos o jogo-treino, que foi proveitoso, mas não é a mesma coisa. Agora vamos ter uma boa sequência de jogos até a próxima janela, e jogos que são todos decisivos. O campeonato é curto, esse jogo contra a Francana, até pela pontuação atual, dentro de casa, é dever. Fácil não vai ser, mas temos a convicção que faremos um bom jogo, principalmente diante dos nossos torcedores.”
Mais tempo, mais opções
Se por um lado ter duas semanas livres para treinar pode atrapalhar no desenvolvimento do entrosamento e do ritmo de jogo, também pode servir para preparar melhor alguns atletas, sobretudo os que chegaram mais perto do jogo de estreia. Um deles é o Valdo Bacabal.
Badalado, o experiente centroavante é a esperança de um ataque alvinegro mais eficaz. No entanto, por ter chegado ao clube durante um período de três meses sem jogar, começou na reserva contra o Barretos e disputou apenas 15 minutos – cenário que pode mudar no domingo.
“Desde o início da preparação, os jogadores foram chegando. Eu procuro trabalhar de acordo com o que eu tenho. Lógico que quero ter todos os atletas à disposição para ter um leque maior de opções. Se não tenho um jogador, tenho de pensar em alternativas, e o jogo do Barretos foi dessa maneira. Agora já tenho o Valdo [Bacabal] em uma condição melhor”, revelou Betinho.
Na primeira rodada, o treinador escolheu formar o ataque com jogadores improvisados: meias nas pontas e um ponta flutuando pelo meio, no papel que pode ser de Bacabal a partir da próxima rodada. Ossos do ofício para quem comanda um plantel curto, com poucas opções para cada posição.
“Meu trabalho é direcionado para aquilo que eu tenho. Eu penso esse time, vou trabalhar esse time? Dentro do futebol, toda hora surgem imprevistos e você perde jogador toda hora. Tenho de ter uma preocupação maior, neste início, com a parte física, por mais que tenhamos melhorado muito”, acrescentou.
Reencontros
A manhã de domingo será marcada por alguns reencontros. Além de ser a volta do Comercial ao Palma Travassos pela primeira vez desde o fim da campanha que culminou no rebaixamento à terceira divisão estadual, o jogo da terceira rodada da Copa Paulista também colocará frente a frente velhos adversários.
Bafo e Veterana nutrem uma rivalidade de muitas décadas. Em 41 encontros por competições oficiais, foram 19 vitórias comercialinas, dez empates e 12 triunfos francanos. No entanto, ao longo dos últimos anos, os clubes se distanciaram em seus respectivos calendários.
Enquanto o Leão subiu para a Série A2, o Alviverde estacionou na Série A4 – até a primeira metade deste ano, quando finalmente conquistou o acesso à Série A3. Os últimos encontros foram em 2018, pelo quarto nível de São Paulo: uma vitória para cada lado e dois empates.
Aquele campeonato traz boas memórias para um zagueiro do atual elenco. Guilherme Café, então uma jovem promessa alvinegra, fez o gol do acesso comercialino e, desde o vice-campeonato, não atuou mais pelo clube no Palma Travassos. Seis anos depois, Café está ansioso para o reencontro, mesmo com a queda de divisão recente.
“Vai ser meu reencontro com a torcida. Em 2018, fui muito feliz naquele jogo do acesso. Acho que vem um pouco da ansiedade de encontrar a torcida e ver a casa cheia. A gente sabe que o torcedor está um pouco chateado com o que aconteceu antes, mas faço minha convocação à torcida para vir nos apoiar, porque a gente vai dar nosso máximo em busca dessa vitória”, pediu o atleta.
Escalação
Betinho espera um confronto complicado e torce para que o tempo livre tenha surtido efeito. Porém, o técnico garante que não planeja se manter preso a essas ideias caso não surtam efeito.
“Temos de ter cuidado. Do que vi da Francana, tenho uma ideia do que vou fazer, estou usando essas duas semanas de trabalho para isso, mas sempre trabalho alternativas, até porque dentro do jogo acontecem situações”, completou.
Um possível time titular tem: Marcos; Carlinhos, Guilherme Teixeira, Guilherme Café e Yan; Emerson, Flávio e Ninho; Gustavo Henrique, Danielzinho e Khawhan (Valdo Bacabal).
Foto 01:
Na estreia, Leão deixou vitória escapar pelos dedos contra o Barretos
(Bárbara Pires/Comercial FC)
Foto 02:
Betinho crê que semanas livres podem atrapalhar ritmo do Bafo
(Bárbara Pires/Comercial FC)
Foto 03:
De volta ao clube, Café quer encontrar Palma Travassos cheio
(Hugo Luque)