Por Hugo Luque
O Comercial enfrenta o Lemense neste sábado, às 17h, no Estádio Bruno Lazzarini, pela primeira rodada da Série A3 do Campeonato Paulista. Mas a missão não será fácil.
As estatísticas recentes jogam contra o Leão do Norte. O time não vence em uma estreia de temporada desde 2021, quando derrotou o Primavera pela rodada inicial da Série A3. Nem mesmo em 2022, quando conquistou o acesso e fez uma excelente campanha, o Bafo conseguiu triunfar nos 90 minutos inaugurais do ano.
Outro fator que preocupa a equipe alvinegra é a condição do gramado da casa do Lemense. Na opinião do técnico Renato Peixe, será um desafio atuar no que ele considera um dos piores gramados da divisão.
“Fui jogar esse ano (2024) lá e estava muito ruim. Não deve ter melhorado. Por ser estreia, sabemos que é sempre complicado, ainda mais com esse fator campo”, criticou o comandante, que espera superar o obstáculo do terreno para somar os primeiros três pontos na casa do rival.
“A responsabilidade é dividida por igual. A mesma responsabilidade que o Lemense tem é a que nós temos, independente se for fora de casa ou não, assim como quando o Comercial jogar em casa. Tem essa cultura de achar que quem joga em casa tem responsabilidade maior. É como eu costumo dizer: a metragem do campo é igual, são 11 contra 11. O que pode influenciar é o gramado, que melhora o espetáculo.”
Na história, Comercial e Lemense se enfrentaram apenas cinco vezes, considerando também quando o clube ainda atuava com o nome Atibaia. Foram três vitórias alvinegras e dois empates. O encontro mais recente foi em 2023: vitória do Bafo por 2 a 0, pela Série A2.
Preparação e escalação
Um dos conjuntos há mais tempo em pré-temporada na divisão (desde a metade de novembro), o Comercial fez cinco jogos-treinos, com vitórias sobre o sub-20 do clube e o Taquaritinga, empate com o Primavera, além de derrotas para a Ferroviária e Rio Branco. A equipe também passou três semanas concentrada na cidade de Nuporanga (SP), ainda no ano passado, para desenvolver o entrosamento do plantel.
Ao todo, 18 novos jogadores foram contratados e já anunciados. O último foi o atacante Michael, oficializado na sexta-feira. O atleta de 24 anos vem do Juara-MT e soma passagens por São Bernardo FC e clubes do Mato Grosso.
Um de seus companheiros, o haitiano Garrinsha, é baixa confirmada. Pelas redes sociais, o atacante de 23 anos confirmou uma lesão no adutor, e disse que não estará em campo na estreia.
Assim, uma possível escalação tem: Airon; Bruno Moura, Vital, Samuel e Acácio; Ninho, Guilherme Pitbull e Patrick Reis; Jeferson, Wendel Alex e Leleco.