O Comercial estreia na Copinha, às 14 horas desta quarta-feira (3) contra o Rio Branco de Americana, no estádio J.D Martins, em Cravinhos. O time será basicamente o mesmo que disputou o Campeonato Paulista Sub- 20, no início do ano passado, e que se manteve na liderança de seu grupo por cinco rodadas, apesar de não ter conseguido se classificar para a fase seguinte daquela competição. “Estamos nos preparando desde fevereiro e a equipe está muito bem”, resume o técnico Gustavo Marciano.
O comandante sabe das dificuldades de sua chave, onde se encontram também o Juventude-RS e o Paraná Clube. “Prefiro começar a competição dentro de uma chave difícil, pois, se tivermos um bom desempenho, isso servirá de mais motivação para a equipe”, diz o treinador.
Gustavo Marciano não deixa de acreditar na possibilidade de classificação na primeira fase. A final, como praxe, acontecerá no estádio do Pacaembu, no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo. O Comercial esteve em uma final, em 2006, quando se sagrou vice-campeão, após perder nos pênaltis para o América de Rio Preto.
Dois em um
Tradicional em revelar grandes nomes para o futebol, a Copinha deste ano terá, para o Comercial, dupla função: além da própria competição, nas arquibancadas estará o técnico Pinho, encarregado de montar a equipe profissional que disputará a Segunda Divisão do futebol paulista, partir de abril ou maio, com a incumbência de levar o Leão de volta à Série A3, de onde foi rebaixado em 2017. Como o regulamento não irá permitir inscrição de atletas com mais de 23 anos, e diante das dificuldades financeiras do clube, a base da equipe poderá sair do Sub-20.
Gustavo Marciano convive com esses garotos e sabe que eles enfrentam uma grande expectativa para começar o quanto antes. “Espero que isso seja um combustível extra para deixar a equipe ainda mais motivada, que os resultados positivos sejam criados com naturalidade, sem afobação, e com a apresentação de um bom futebol”, torce o comandante.
Com apenas uma dúvida, na lateral-esquerda, entre Renato e Stocco, o Bafo está escalado para dar início a uma esperada longa jornada na Copinha: Wesley; Dener, Marcelo, João Freire Renato (Stocco); Cowboy, Tener, Lipi e Caio Sales; Zé e Dodô.