O Comercial encerrou de forma precoce sua participação na Copa Paulista. Novamente eliminado na primeira fase, o Leão do Norte volta a campo para partidas oficiais somente em 2024, já no Paulistão Série A2.
Por isso, o Tribuna Ribeirão preparou um resumo do que foi a temporada de 2023 para o Comercial. O ano foi muito importante para o Alvinegro, com retorno para a Série A2 do Paulistão.
Como tem sido a tônica do clube nos últimos anos, as dificuldades financeiras precisaram ser dribladas. E foram muito bem dribladas no primeiro semestre. Com responsabilidade e sem fazer loucuras, o Bafo conseguiu montar um elenco equilibrado, que foi uma das surpresas da competição.
Nomes como Alan Mineiro, Victor Bolt e Brayan foram contratados e levaram o Comercial a classificação para o mata-mata da competição. Poucos esperavam que isso seria possível, mas aconteceu.
É bem verdade que o time teve um começo irregular e acabou trocando de técnico ao longo da competição. Saiu Gustavo Marciano e entrou Roberval Davino. A campanha total teve 17 jogos, com 5 vitórias, 5 empates e sete derrotas.
Apesar de azarão, o Leão do Norte fez um duelo justo com a Ponte Preta nas quartas de final. No jogo de ida empate em 1 a 1. Essa partida deixou sensação de que poderia definir a vida do Comercial no confronto.
Em determinado momento o Comercial chegou a ficar com dois homens a mais em campo. Mas, o time campineiro conseguiu segurar o empate e levar a decisão para o Moisés Lucarelli.
No jogo da volta, o placar de 3 a 0 não refletiu o que foi o jogo. O Comercial teve oportunidades de abrir o placar e perdeu uma chance inacreditável com Kadu Barone quando o jogo ainda estava 0 a 0. Na reta final do jogo a Ponte conseguiu seus gols e a classificação. O time de Campinas, posteriormente, sagrou-se campeão da competição.
Reformulação
Após a competição o Comercial promoveu uma profunda reformulação em seu elenco. A ideia era reduzir custos para começar a ter caixa para a temporada de 2024. Poucos jogadores ficaram para o segundo semestre. O discurso inicial era de que o time usaria a Copa Paulista como laboratório para garimpar prospectos para a Série A2.
Isso culminou com a montagem de um novo elenco. Diversos jogadores foram contratados, a grande maioria jovens, com potencial para o futuro.
Copa Paulista
Chegou a Copa Paulista e o que o Comercial tinha planejado não funcionou. O time fez uma péssima campanha na competição e foi eliminado precocemente. Houve troca de treinador durante a competição, Marciano saiu e Fahel Júnior chegou. Novos jogadores chegaram, mas o panorama não mudou.
Em 10 jogos disputados foram 6 derrotas, 3 empates e somente uma vitória. O Leão do Norte conseguiu marcar apenas cinco gols na competição.
Novo presidente
Em meio a campanha ruim, a passagem de Ademir Chiari como presidente do Comercial acabou. Depois de seis anos, o Leão do Norte conheceu seu novo mandatário. O advogado Fausi Henrique foi eleito por aclamação.
Com a responsabilidade de comandar o clube, Fausi já está dando os primeiros passos para formatar comissão técnica e elenco para 2024. O trabalho será longo, árduo, mas já está sendo realizado. O Comercial volta a campo somente no ano que vem e essa reta final de 2023 será usada pra preparação e planejamento para a Série A2.