Por Hugo Luque
Comercial e Monte Azul decidirão neste fim de semana quem avança à semifinal da Copa Paulista. Será o quinto encontro entre as equipes somente em 2024. Todos os jogos foram nos últimos seis meses e as estatísticas mostram bastante equilíbrio.
Quente, o primeiro jogo das quartas de final do torneio estadual terminou empatado, mas não foi a única igualdade. No primeiro jogo entre os clubes na temporada, pela última rodada da Série A2 do Campeonato Paulista, o Leão do Norte saiu na frente em casa, mas sofreu um gol no segundo tempo e se despediu da divisão com o placar de 1 a 1. Curiosamente, o duelo foi entre os dois rebaixados – o Alvinegro na lanterna, com seis pontos, e o Azulão em penúltimo, com 11.
Após a reformulação na diretoria, no elenco e na comissão técnica, o Comercial reencontrou o Monte Azul no Grupo 2 da Copa Paulista. Com uma campanha ruim sob comando de Betinho, o Leão conquistou sua primeira vitória desde agosto do ano passado diante do AMA: 2 a 1, com um gol no último lance de Valdo Bacabal. O resultado recolocou o time na disputa por uma vaga ao mata-mata.
No segundo turno, o adversário teve sua vez de levar a melhor, também por 2 a 1, e com isso, confirmou a liderança da chave. Mesmo derrotado, o Bafo já havia chegado à rodada final garantido no estágio eliminatório e avançou com a terceira posição.
Nas oitavas, os ribeirão-pretanos bateram o Primavera – segunda equipe mais enfrentada neste ano, com três jogos. A disputa teve muito drama e foi para os pênaltis. Do outro lado, os monteazulenses passaram com tranquilidade sobre o Vocem.
No último sábado, no Palma Travassos, o reencontro pela ida das quartas de final não teve gols. Apesar de terem criado mais chances, os comercialinos também cederam espaços, mas o empate não abandonou o marcador.
“Um jogo aberto, sabíamos que seria assim, que não decidiríamos tudo, mas poderia dar uma encaminhada. Já estou me acostumando com o Comercial, sei que são sofridas as coisas, mas temos de ter tranquilidade e trabalhar bem durante a semana para conquistar o objetivo”, disse o técnico Renato Peixe após o confronto.
Depois do duelo de ida, o Comercial se fechou. Sem conceder entrevistas deste então, o clube faz mistério e se blinda antes do quinto encontro entre os times nesta temporada.
Uma coisa é certa: a rivalidade crescente terá seu ápice neste sábado, às 15h, no Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista. Avança quem vencer e, em caso de novo empate, a decisão será nas penalidades. A partida terá transmissão na TV aberta pela Record.