Por Hugo Luque
A agonia – pelo menos uma delas – chegou ao fim para o Comercial nesta quarta-feira, quando o time levou a melhor sobre o vice-líder Catanduva por 2 a 0, pela sexta rodada da Série A3 do Campeonato Paulista, e garantiu sua primeira vitória no ano de 2025.
No Palma Travassos novamente vazio, com apenas 342 torcedores, o Leão do Norte deu uma importante resposta aos protestos da torcida. Com o interino Gustavo Marciano no comando, a equipe lavou a alma com dois gols de pênalti de Macena e deixou a zona de rebaixamento.
Com o resultado, o Bafo pulou da lanterna para a 14ª posição, com os mesmos quatro pontos do 15º, o Bandeirante de Birigui, mas com o saldo de gols superior. O lanterna Desportivo Brasil soma dois, mas tem uma partida a menos. O próximo desafio é justamente contra o último colocado, no sábado, às 15h, fora de casa.
O jogo
Como de costume nas divisões inferiores do futebol paulista, os dois times investiram nas bolas aéreas na primeira etapa. O Comercial confiava na experiência e na força de Macena, mas o tento que abriu o placar não veio com bola rolando.
Aos 35 minutos, o centroavante converteu cobrança de pênalti para colocar o Alvinegro em vantagem. Embora melhor em comparação às rodadas iniciais, a equipe ribeirão-pretana, que será comandada por João Vallim a partir da próxima rodada, precisou contar com o goleiro Airon, que fez boas defesas.
Era de se esperar que, na volta do intervalo, o Bafo optasse por proteger com todas as forças o resultado. O Catanduva, que queria a liderança, partiu para cima e deixou espaços.
Na reta final, com a ansiedade alta, o Leão se defendia quando conseguiu se lançar ao ataque e arrancou mais um pênalti. Macena – de novo ele – bateu firme e concretizou o triunfo comercialino. Ainda deu tempo de Patrick Reis ser expulso antes de o juiz apitar o fim do jogo.