O Comercial conheceu nesta segunda quem serão seus adversários na disputa da Copa Paulista. Por valer uma vaga na concorrida Copa do Brasil, a competição, que foi bastante esvaziada nos últimos anos, vai contar com equipes tradicionais. Ao todo serão 18 clubes participantes.
Em conselho técnico realizado junto à FPF (Federação Paulista de Futebol) ficou definido também o regulamento e formato de disputa do campeonato.
As equipes serão divididas em três grupos, que terão sua composição definida somente em sorteio no dia de 2 maio, junto com a tabela de jogos.
Classificam-se para as quartas de final os dois melhores de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados. Os confrontos serão definidos no cruzamento da melhor campanha com a pior e, no mata-mata, em caso de empate, a decisão será por pênaltis. Os cartões amarelos zeram na segunda fase e há a possibilidade de VAR nos confrontos.
O campeonato terá 16 datas, com início em 2 de julho e final marcada para 15 de outubro. O campeão poderá optar pela vaga na Copa do Brasil ou Série D, além de ganhar premiação de R$ 250 mil. O vice fica com a vaga que sobrar e leva R$ 150 mil de prêmio.
Cada equipe poderá inscrever até 26 atletas na lista A. A lista B, que é composta por jogadores formados nas categorias de base dos clubes, não tem restrições.
Times da elite na disputa
Diferente de anos anteriores, a Copa Paulista voltou ao radar dos clubes da primeira divisão do futebol paulista. Com as alterações na forma de classificação para a Copa do Brasil, o campeonato se tornou um dos caminhos reais e menos complicados para se conquistar isso.
Desta forma, cinco clubes que disputaram o Paulistão estão inscritos na competição. Mirassol, Santo André, Portuguesa, Bragantino e São Bento, que foi rebaixado.
Da Série A2, estão Comercial, Juventus, Noroeste, Oeste, XV de Piracicaba, Portuguesa Santista, Primavera, Ponte Preta, que subiu para a elite, e São Caetano, que caiu de divisão.
Os outros clubes participantes são da Série A3: Marília, Grêmio Prudente, São José e EC São Bernardo. Com exceção do MAC, os outros três times estão na disputa pelo acesso à A2, que será definido no final de semana.