Depois de cogitar não participar da Copa Paulista para planejar melhor a formação do elenco da Série A3 de 2022, o Comercial decidiu disputar a competição estadual no segundo semestre.
Com a decisão tomada, o clube já começou a se movimentar e as primeiras novidades surgiram. Acleisson, ex-jogador e ídolo do Leão do Norte, foi confirmado como novo gerente de futebol. Ele substitui Japinha, que comandou o cargo nos últimos dois anos e foi desligado durante a Série A3.
Seguindo o processo de formação da comissão técnica, o Comercial buscou outro velho conhecido para a função de preparador físico. Eder Lopes, que fez parte da comissão que conquistou o acesso em 2018, está de volta ao Palma Travassos.
O novo técnico ainda não foi confirmado oficialmente, mas, ao que tudo indica, Gustavo Marciano, auxiliar fixo do clube, deve ganhar sua primeira experiência como técnico do time profissional.
Marciano já comandou o time principal em algumas oportunidades. Entretanto, todas elas foram de forma interina, em processo de transição entre um técnico e outro.
Pesa a favor do treinador a vasta experiência com jovens talentos. Marciano comandou a categoria de base do Comercial nos últimos. Sob a gestão do profissional, bons nomes foram alçados ao profissional. Zé Andrade, Otávio e Guilherme Mariano são alguns dos exemplos.
Elenco
Como é de praxe em clubes de divisões inferiores, o elenco do Comercial deve sofrer grandes mudanças. Com orçamento enxuto, o Leão do Norte deve apostar numa equipe bastante modesta para a competição.
Apesar disso, José Lourenço, diretor de futebol do clube, garantiu que está trabalhando para formar uma equipe competitiva, com boa qualidade técnica e que esteja a altura da camisa do Comercial.
“Estamos atrás de jogadores de acesso, um time de qualidade técnica boa. A gente vai fazer um trabalho interessante, claro que sempre de acordo com nossas possibilidades, mas por outro lado o Comercial, pelo contexto geral e sua marca, tenta fazer o melhor para uma boa competição”, afirmou Lourenço.
Alguns dos nomes que disputaram a Série A3 possuem contrato com o clube para a Copa Paulista. São os casos de: Agnaldo, Derick, Felipe Santana, Gilvan, Guilherme Pitbull, Guilherme Mariano, Guilherme Nascimento, Juninho, Paulinho e Tales. Luã Niger, Marcelo Guatapará e Otávio também têm vinculo com o Leão, mas foram emprestados para a Matonense e não vão fazer parte do elenco da Copinha.
Já o meio-campista Victor Hugo, que foi titular absoluto na Série A3, está emprestado ao Artsul, do Rio de Janeiro, mas deve voltar a tempo de integrar o elenco alvinegro no segundo semestre.
Outros nomes têm negociações em andamento para permanecer no clube. O zagueiro Henrique Mattos acenou em entrevista à Rádio CBN sua intenção de seguir em Ribeirão Preto. Outro que indicou vontade de ficar foi o goleiro Max Muralha.
Entretanto, a diretoria alvinegra trabalha com cautela, já que esses nomes são considerados “acima da competição” em relação aos salários. As tratativas estão acontecendo e em breve o clube deve informar o torcedor. Ainda de acordo com Lourenço, as contratações para a Copa Paulista serão extremamente “pontuais e cautelosas”.
A reapresentação do elenco comercialino deve acontecer na próxima segunda-feira (5). Ela estava marcada para acontecer na última quinta, mas acabou adiada por conta de algumas pequenas reformas que estão sendo feitas no Palma Travassos.
A competição ainda não tem dará definida para começar. Circula nos bastidores que a intenção da FPF (Federação Paulista de Futebol) é iniciar o torneio no mês de setembro. O Comercial ainda aguarda um convite oficial da federação para oficializar sua participação.