Por Hugo Luque
O Comercial entra em campo neste sábado, às 19h, no Estádio Bento de Abreu, para enfrentar o Marília, pela terceira rodada da Série A3 do Campeonato Paulista. Em má fase neste início de temporada, o Leão do Norte busca sua primeira vitória no ano em partidas oficiais.
Até o momento, a equipe somou apenas um ponto de seis disputados. Na estreia, empatou sem gols com o Lemense, fora de casa. Já na última terça-feira, perdeu para o União Suzano, em casa, por 1 a 0 – gol contra de Acácio, logo no começo do jogo.
O desempenho abaixo do esperado despertou a impaciência na torcida, já traumatizada pela péssima campanha na Série A2 do ano passado. Naquela ocasião, o Bafo terminou rebaixado, na lanterna e sem vencer nenhuma partida. Agora, o sonho do acesso passa por uma reação, que pode começar já neste fim de semana.
“O clima é péssimo. Tínhamos como objetivo somar seis pontos nestes dois jogos e, quando não conseguimos alcançar, ainda mais com a derrota dentro de casa, nos reunimos e nos cobramos. Sei como funciona o clube e precisamos procurar não [deixar] ocorrer mais esses erros”, disse o atacante Macena, um dos líderes do elenco.
No momento, o Alvinegro é apenas o 12º colocado na classificação, com um ponto. Apenas os oito primeiros avançam, após 15 rodadas, para o mata-mata, enquanto os dois últimos caem para a Série A4.
Porém, por ser início de competição, três pontos podem mudar muita coisa. Com apenas dois a mais (três pontos), o Marília está bem à frente, na sexta colocação, mas será ultrapassado pelo Comercial caso perca o duelo.
O MAC oscilou neste início de Série A3. Derrotado na estreia por 2 a 1 pelo Bandeirante de Birigui, o Tigre conseguiu responder no meio de semana e bateu a Itapirense, em casa, por 1 a 0.
Histórico e escalação
A história registra 34 jogos oficiais entre Comercial e Marília. Foram 14 vitórias alvinegras, 14 empates e sete triunfos alvicelestes. Os encontros mais recentes foram válidos pela Copa Paulista de 2022 e 2023, com duas vitórias do MAC e dois empates.
Pela Série A3, o embate mais recente foi na primeira fase da edição de 2022 do estadual. O Bafo venceu por 2 a 1 e, posteriormente, conquistou o acesso e o vice-campeonato.
Renato Peixe deve levar a campo o seguinte 11 inicial: Airon; Bruno Moura, Vital, Samuel Pereira e Marrá; Ninho, Guilherme Pitbull e Patrick Reis (Maurício); Leleco (Wendel), Jean Carlos (Jeferson) e Macena.