Nesta segunda-feira, 3 de setembro, às 20 horas, o Comercial recebe o São José no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, jogo válido pela segunda rodada da terceira e decisiva fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista – Série B1. O time do técnico Pinho vem de derrota para Flamengo de Guarulhos (2 a 1), fora de casa, e o adversário bateu a Francana em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (4 a 2).
Apenas o campeão do Grupo B garante vaga na final e o acesso à Série A3 do Paulista, já na Primeira Divisão. O técnico Pinho, do Alvinegro, pede atenção aos jogadores e diz que o Comercial não pode vacilar nesta fase. Cobra foco dos atletas e pretende conquistar cinco vitórias em cinco partidas para não passar sufoco. Ele já disse que o Bafo caiu no chamado “grupo da morte” e qualquer ponto desperdiçado pode fazer falta no final.
Contra o Flamengo, no Estádio Antônio Soares Oliveira, em Guarulhos, o Comercial perdeu uma invencibilidade de 20 jogos – no mesmo campo e diante do mesmo adversário, em um empate em 1 a 1, que o Leão do Norte foi rebaixado da Série A3 para a Segunda Divisão do Paulista, em 2017. Agora o Bafo tenta se reabilitar e buscar o acesso com mais tranquilidade.
Pinho viajou para acompanhar a partida do São José contra a Francana. O Águia do Vale venceu por 4 a 2, mas o placar só foi definido no final da partida, depois da expulsão do zagueiro Matheus Conceição, da Veterana. O técnico do Bafo já passou todas as informações aos seus comandados para não ter surpresas na Joia.
O Comercial sofreu em um gramado ruim, cheio de buracos e pesado por causa da chuva, sob temperatura de 13 graus. O Alvinegro encontrou dificuldades para trocar passes e passou a usar do expediente de alçar bolas longas sobre a defesa adversária, com pouca exploração das laterais. Quando vencia por 2 a 0 o Flamengo perdeu o atacante Luan, expulso de campo aos 28 minutos do segundo tempo.
Em desvantagem no placar e diante da ameaça de perder a sua primeira partida na competição, no início da terceira fase do campeonato, o Comercial passou a se utilizar das ligações diretas. Todas as faltas, de qualquer distância, eram lançadas na área, em busca de Gleyson e Paulo Henrique, dois jogadores altos.
No entanto, o gol do Comercial e que colocou pressão sobre o adversário saiu de uma jogada pela esquerda e que Paulo Henrique conseguiu finalizar de cabeça e superar o goleiro Matheus. Aos 42 minutos, o Bafo teve a chance de chegar ao empate com Gleyson, que finalizou mal e permitiu a defesa do arqueiro.
Com a derrota de domingo, o Comercial ficou em terceiro lugar , atrás do São José e do Flamengo. A última colocada do grupo é a Francana, que foi goleada em São José, por 4 a 2, no sábado. Na outra chave o líder é o Paulista (três gols de saldo), com uma vitória e os mesmos três pontos da Inter de Bebedouro (um gol de saldo). Completam o Grupo A Itararé e Primavera.
O técnico Pinho deve escalar o Comercial com Geilson; Júlio Oliveira, Michael Douglas, Otávio Gut e Luanderson; Gabriel Bispo, Cesinha (Paulo Henrique) e Lineker; Gleyson, Matheus China (Danielzinho) e Maycon (Michel). O São José de Ricardo Costa deve entrar em campo com Neto Bonini; Denis, Raphael, Gutierrez e Praxedes (Luciano); Tauã, Alan Lopes(Bruno), Yuri e Bessa; Lucas Lima e Pedrinho (Diego).
Nova data
O clássico regional do Comercial contra a Francana também tem nova data. A Veterana solicitou e a Federação Paulista de Futebol (FPF) alterou a tabela, pela terceira rodada da terceira fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O jogo passou de domingo, 9 de setembro, para segunda-feira, dia 10, às 20 horas, no Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, em Franca.
O clube pediu a mudança por conta do feriado prolongado de Sete de Setembro (Dia da Independência) e também para evitar conflito com o clássico de basquete entre Franca e Bauru, que acontecerá no dia 9, às onze horas, no Pedrocão.