O Comercial aguarda para esta terça-feira (16), a chegada de ao menos sete jogadores ‘apalavrados’ com o clube para dar início à pré-temporada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, prevista para o mês de abril. O técnico Pinho não quis adiantar os nomes dos atletas – para não despertar o interesse dos outros clubes, mas um é dado como certo-, Matheus China. “Também teremos as presenças dos nove que passaram pelas peneiras e dos nove selecionados na Copinha”, afirma o técnico, que espera contar com um elenco formado por 25 jogadores. Os treinamentos começam na quarta-feira (17) em local a ser definido.
Outros prováveis atletas são o volante Lineker, que foi revelado no Botafogo e fez parte da equipe finalista da Copinha em 2015, também defendeu o Monte Azul. Já o também volante, Leonai atuou no Olé Brasil, Jaboticabal e Sete de Setembro e o zagueiro Guilherme Café.
Pinho ainda espera que a Federação Paulista de Futebol reavalie a composição das chaves da primeira fase, para evitar que times com tradição joguem em um mesmo grupo. “A fase de classificação é doída, difícil, e nós iremos encontrar clubes como Taquaritinga, XV de Jaú, Francana. América de Rio Preto, Inter de Bebedouro e Catanduvense, a maioria deles com passagens pela primeira divisão. Então, é preciso esparramar tudo isso nos demais grupos, pois é um pepino grande, só três de classificam”, sugere.
A proposta poderá ser apresentada durante o Congresso Arbitral, marcada para o dia 30, na sede da Federação Paulista de Futebol. Mesmo contra os chamados ‘pequenos’, Pinho diz que é difícil jogar, pois ‘quanto mais camisa o time tem’, maior é a vontade dos adversários em vencer. Segundo ele, outro absurdo é limitar o acesso a apenas dois clubes, quando, até 2015, eram quatro. “Você disputa um campeonato difícil e apenas dois podem subir. Isto está errado e a eliminação pode ocorrer logo de cara”, critica.
Desde 2010, apenas 3 times conseguiram voltar para a terceira divisão no ano seguinte ao do rebaixamento. O Barretos caiu em 2013 e voltou em 2014. São Carlos e Noroeste caíram em 2014 e já conseguiram o retorno em 2015. Já o XV de Jaú não obteve sucesso. O clube caiu no ano de 2012, e até hoje não conseguiu subir.
Ônibus ‘novo’
O Comercial já se desfez do antigo ônibus para o transporte dos atletas e a comissão técnica e está de busão novo. Na verdade, o ‘novo ônibus’ é 10 anos mais velho do que o que foi devolvido à Transbrat, proprietária do veículo, um Volkswagen. “Agora é um Scânia, 1995, veio por meio de doação e já foi pintado nas cores do clube e está sendo plotado”, diz o presidente Ademir Chiari.
O antigo ônibus pertence à Transbrat (Transporte Brasileiro), que ganhou o direito na justiça de reaver seu bem por falta de pagamento do “Rocha Negra”, como era conhecido. A decisão, no ano passado, foi do juiz Gustavo Henrique Bretas Marzagão, que à época deu prazo de 15 dias ao clube para fazer o pagamento integral. O veículo estava no clube desde 2015, havia sido avaliado em R$ 95 mil e o Comercial deveria quitar a dívida em quatro parcelas, mas apenas a primeira, de R$ 15 mil, havia sido paga.