Por Hugo Luque
O Comercial anunciou, na manhã desta terça-feira, os primeiros reforços para a disputa da Série A3 do Campeonato Paulista de 2025. Ao todo, dez jogadores foram apresentados para o início da pré-temporada no Estádio Palma Travassos.
Foram oficializadas as contratações do goleiro Airon, dos zagueiros Thawan e Samuel, dos laterais Marrá, Acácio e Bruno, dos meio-campistas Lucas Gomes, Vinícius Barba e Maurício, além do atacante Jeferson.
Único contratado para ocupar a meta comercialina até aqui, Airon tem 30 anos e seu último clube foi o Anapolina-GO. Revelado pelo Guaratinguetá, ele defendeu vários clubes de todo Brasil, incluindo alguns do estado de São Paulo, como Portuguesa Santista, Noroeste, Rio Branco, São Carlos e União Barbarense.
Na zaga, Thawan, de 27 anos, é um reforço vindo do exterior. O atleta jogava no Kowloon City, de Hong Kong, e carrega na bagagem outras experiências fora do futebol nacional, como em Portugal e na Índia. No Brasil, defendeu equipes como Santa Cruz, Penapolense, Mogi Mirim, ASA de Arapicara, XV de Jaú e Londrina.
Seu companheiro de retaguarda, Samuel, tem 23 anos e vem do Vocem. Quase toda sua carreira foi feita em São Paulo, mas seu título como profissional foi a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (equivalente ao terceiro nível estadual), em 2023, com a camisa do Mamoré.
As laterais também foram reforçadas. Pela esquerda, Marrá vem do Costa Rica-MS, mas tem experiência de sobra no futebol paulista. Aos 27 anos, passou por Velo Clube, São Carlos, Bandeirante, Monte Azul e Inter de Bebedouro.
Quem também disputará uma vaga pelo flanco esquerdo é Acácio, de 31 anos. Seu último clube foi o Santa Catarina e o jogador soma passagens por times como Red Bull Bragantino, Rio Claro, CSA, São Caetano, Juventus-SP, Lemense e União Suzano. Em 2015, atuou pelo Portimonense, em Portugal. Acácio já foi campeão da Série D do Campeonato Brasileiro e da Série A2 do Paulista.
Pela direita, o único contratado até o momento foi Bruno, ex-Rio Branco-ES, de 32 anos. Com passagem pelo Palmeiras, defendeu clubes como Gama, Sampaio Corrêa, Cuiabá, São Bento, Votuporanguense e Linense. Pelo Elefante, viveu alguns de seus melhores momentos, como a conquista da Série A3 de 2021. O lateral também foi campeão da Copa do Nordeste de 2018 e do Campeonato Capixaba deste ano.
No meio-campo, foram três reforços. Para fortalecer a marcação, o Bafo trouxe o volante Lucas Gomes, de 22 anos, que estava no América de Teófilo Otoni-MG. Com passagem também pelo Boa Esporte-MG, o jovem atleta fez a maior parte da carreira no Capivariano, inclusive com o título da A3 em 2023.
Para auxiliar na transição entre defesa e ataque, outro jogador da faixa central anunciado foi Vinícius Barba, de 32 anos. Seu último time foi o Democrata-MG, mas o jogador carrega vasta experiência pelo estado de São Paulo, com passagens por Mirassol, Olímpia, Guarulhos, Portuguesa, São José e EC São Bernardo. No Bernô, trabalhou com o técnico Renato Peixe.
O mais experiente dos reforços é o meia-atacante Maurício, de 33 anos. Formado nas categorias de base do River Plate-URU e do Internacional, o aleta passou quase toda sua carreira no futebol gaúcho, onde jogou por equipes como Juventude, Avenida, Novo Hamburgo, São Luiz, São Paulo e Esportivo – seu último time.
Por fim, Jeferson foi o reforço do ataque. O atleta de 26 anos fará, com a camisa comercialina, sua segunda passagem pelo futebol paulista. Em 2021, jogou pela Itapirense. Ex-Camboriú-SC, o jogador de frente atuou majoritariamente por clubes baianos, como Galícia, Jacuipense e Bahia de Feira.
Além do “pacotão” apresentado na Joia, o Leão do Norte também conta com o goleiro Jeferson, que se recupera de lesão no joelho, o volante Ninho e o atacante Macena, que renovaram seus contratos.
Segundo o presidente Antônio Carlos Campanelli, mais nove jogadores serão apresentados na próxima semana. Além disso, o dirigente também revelou que a pré-temporada será realizada em Nuporanga (SP).