Durante solenidade realizada na tarde desta sexta-feira, 24 de fevereiro, foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início da obra de restauro do prédio da Casa do Radioamador, localizada no Morro do São Bento, no Jardim Mosteiro. O investimento chega a R$ 924.025,92, com prazo de execução de seis meses.
Depois que a reforma for concluída, o local será sede da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Caçadores da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo, que atualmente funciona na rua Minas, nos Campos Elíseos. O secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata, destacou a colaboração entre administração municipal e PM.
“São ações assim que trazem melhorias e segurança para nossa população. Este capítulo especial, que é o início do restauro da Casa do Rádio Amador, uma construção fundamental do patrimônio histórico da nossa cidade, terá uma destinação nobre, que é a base da Polícia Militar”, disse.
Com a implantação da 1ª Companhia, que atende as regiões leste e nordeste de Ribeirão Preto, totalizando 83 bairros e uma população estimada em cerca de 300 mil habitantes, a base da PM será fundamental para a segurança do Parque Municipal Morro do São Bento, bem como as milhares de pessoas que serão atendidas com a implantação da Fábrica de Cultura 4.0.
“Vivemos uma fase de diálogo republicano com o conselho e de valorosa preservação conjunta dos nossos patrimônios materiais e imateriais. Queremos preservar nossa história, nosso patrimônio, e este é mais um passo importante para a preservação do Parque Municipal Morro do São Bento”, afirma o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.
O local terá as calçadas internas e externas recuperadas, com implantação de piso tátil de alerta e rampas de acesso, além da demarcação de vaga para pessoas com deficiência estacionarem em frente ao prédio. O estacionamento receberá piso de blocos intertravados, específicos para o trânsito de veículos.
Algumas paredes serão mantidas em sua originalidade, recebendo o serviço de restauro. Além disso, as árvores existentes irão receber a poda de limpeza para a retirada dos ramos e galhos quebrados, doentes ou secos. O imóvel onde funcionará a companhia pertence ao município e foi cedido para o governo de São Paulo por meio de comodato, pelo prazo de 30 anos.
Em 29 de maio de 2019, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou a lei aprovada pela Câmara de Vereadores que autorizou a cessão do prédio. Com área de 1.307,04 metros quadrados está avaliado em R$ 1.334.932,23. “Aqui não será apenas uma base, mas uma companhia. Temos uma série de bairros que iremos tomar conta, em especial a área do Morro do São Bento”, diz o tenente coronel PM Walter Gustavo da Silva, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar do Interior (3º BPM/I).
A Casa do Radioamador (CRRP) foi fundada em 21 de abril de 1964, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, na frequência VHF 146.670MHz, considerado Serviço de Utilidade Pública de acordo com a lei municipal n° 1.615, de 19 de agosto de 1965. Em 2017, a Secretaria Municipal da Cultura, dona do prédio ocupado pela entidade desde 1971, pediu a desocupação do local, pois a cessão por comodato venceu em 2011.