A prefeitura de Ribeirão Preto dará início a mais uma etapa do Programa Ribeirão Mobilidade, a 12ª do pacote de 27 obras previstas. Na manhã desta terça-feira, 5 de novembro, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) assinou a ordem de serviço autorizando a Contersolo – Construtora de Obras – a começar a construção do viaduto que ligará diretamente a avenida Brasil à avenida Mogiana, na Zona Norte da cidade.
O edital de homologação foi publicado no Diário Oficial do Município dia 8 de outubro. O local é considerado um ponto estratégico de acesso ao futuro Aeroporto Internacional Doutor Leite Lopes. A empresa foi contratada por R$ 19,87 milhões – a intervenção estava orçada inicialmente em R$ 24,02 milhões, economia de R$ 4,15%, ou 17,3%. O prazo de execução é de 14 meses.
“Quem sai da Rodovia Anhanguera (SP-330) e entra em Ribeirão Preto pela avenida Brasil, passa pelo viaduto da Thomaz Alberto Whately e, depois, passa no viaduto da Mogiana, desce pela avenida Brasil dentro do corredor Saudade. Ou seja, essa intervenção permitirá uma ligação direta da região com o Centro da cidade”, explica o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB).
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, serão impactadas diretamente 693.782 usuários do transporte público, beneficiando os moradores dos bairros Quintino Facci I, Vila Elisa, Campos Elíseos e Centro. A implantação do viaduto também resultará na melhoria do desempenho dos corredores de transporte Norte-Sul 1 e 2, facilitando inclusive o tráfego de veículos que demandam da região Norte para a área central.
“Este viaduto será colocado no cruzamento de duas grandes avenidas, o que permitirá que a avenida Brasil tenha ligação direta com o corredor de ônibus da avenida Saudade, garantindo uma ligação direta da Zona Norte até o Centro da cidade”, emenda o prefeito.
Ribeirão Mobilidade
O objetivo do programa é oferecer maior qualidade de vida ao cidadão que utiliza o transporte coletivo urbano, garantindo menos tempo dentro do ônibus através de mais agilidade e fluidez no trânsito, redução dos pontos de congestionamento e criação de conexões diretas de um ponto a outro da cidade.
Ao todo, serão 56 quilômetros de corredores de ônibus percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana e do Saneamento, do governo federal, e R$ 190 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.
Já são onze projetos em andamento, considerando as três pontes que já foram entregues, a duplicação da avenida Antônia Mugnatto Marincek (“Estrada das Palmeiras”), as quatro frentes de recapeamento, a recuperação da Estrada do Piripau, na Zona Leste, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, no Jardim Califórnia, na Zona Sul, readequação viária da praça Hélio Smidt, na mesma região, prolongamento da avenida Professora Dina Rizzi, no Parque Residencial Cândido Portinari, na Zona Leste, o viaduto sobre o córrego Retiro Saudoso e o recapeamento realizado na rua Tapajós.