Inovação, sustentabilidade e bioeconomia são as pautas das palestras da 18ª Semana Técnica de Agronomia da AEAARP, que acontecerá de 28 a 30 de outubro, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto.
Produtores e pesquisadores vão ministrar as palestras. “Nós privilegiamos uma abordagem que exponha o que o Brasil precisa, dos pontos de vista de tecnologia e investimento, para seguir avançando como grande produtor agrícola mundial, utilizando menos área de plantio e explorando alta tecnologia”, explica Leonardo Barbieri, diretor de Agronomia da Associação e coordenador técnico do evento.
O evento será realizado na sede da AEAARP (entrada pela rua Clemente Ferreira, 330). A entrada é gratuita para associados e aberta ao público mediante inscrição prévia. Em todos os dias, as palestras começarão às 19h.
Programação
28/10
Inovação e o Futuro do Agronegócio será a palestra ministrada pelo engenheiro agrônomo Roberto Estêvão Bragion de Toledo, gerente de produtos herbicidas e inovação na Ourofino Agrociência. Roberto abordará as tendências emergentes em tecnologias agrícolas, como a automação e a biotecnologia, explorando seu impacto na competitividade e sustentabilidade do setor.
Celso Torquato Junqueira Franco, engenheiro civil e produtor rural, será o segundo palestrante desse dia. Por onde vai o Agronegócio pelo olhar de um produtor rural é o título de sua palestra, na qual ele vai se apresentar como produtor de cana-de-açúcar e tilápia, expondo os desafios enfrentados no dia a dia do campo e as perspectivas para o Agronegócio brasileiro em um cenário de crescente globalização e demandas por práticas sustentáveis.
29/10
Agricultura regenerativa e sistemas sustentáveis: ILPF-Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, é o tema que abre a programação do segundo dia com o engenheiro agrônomo Alberto de Campos Bernardi, pesquisador da Embrapa Pecuária. A prática ILPF será apresentada como solução para otimizar o uso do solo e aumentar a produtividade, abordando também os benefícios ambientais desse modelo de produção.
O engenheiro agrônomo Maximiliano Scarpari, engenheiro agrônomo e pesquisador do IAC-Instituto Agronômico de Campinas, falará sobre a Influência do clima na safra. A palestra se concentrará nas mudanças climáticas e as consequências para a produção agrícola, destacando estratégias para adaptação às variações do clima e mitigação de impactos.
30/10
No último dia, o engenheiro químico e ambiental Hélio Ushijima, da Cargill, abordará o Contexto dos biocombustíveis no Brasil. Hélio trará um panorama do setor, suas políticas públicas e tecnologias em desenvolvimento, com foco na bioeconomia e no papel dos biocombustíveis como alternativa sustentável para a matriz energética nacional.
Christian Menegatti, gerente de marketing de produtos na Koppert Brasil, será o último palestrante do evento. Ele falará sobre Defensivos agrícolas: dos químicos aos biológicos, destacando as inovações em controle biológico e o papel dos defensivos biológicos na agricultura atual.