A Secretaria Municipal da Saúde começou nesta quarta-feira, 27 de janeiro, a vacinar idosos internados e funcionários de instituições de longa permanência – casas de repouso, lares e asilos – contra o coronavírus. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, nesta primeira etapa da imunização foram destinadas duas mil doses para este público.
As demais pessoas acima de 60 anos serão contempladas assim que Ribeirão Preto receber mais doses da vacina. “As diretrizes do Ministério da Saúde orientam a vacinação dos idosos e dos trabalhadores dessas instituições e esse trabalho começa a ser desenvolvido em todos os lares de idosos da cidade”, explica Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora do departamento.
Cerca de 84% das mortes por covid-19 na cidade são de pessoas com mais de 60 anos. A previsão inicial, segundo o Plano Municipal de Imunização (PMI), era iniciar a vacinação deste público em 8 de fevereiro. A cidade recebeu 9.680 doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, que serão distribuídas nos hospitais públicos e privados, bem como serviços públicos de saúde.
“Com essas doses recebidas, contemplaremos, ao longo dessa semana os profissionais da saúde, mas é bom que se diga que esse universo de 32 mil trabalhadores da saúde é baseado no que aplicamos de vacinas da gripe nesse público, porém, ainda temos os profissionais liberais, médicos em consultórios, clínicas, entre outros”, diz Luzia Márcia Romanholi Passos.
“Nesse momento, estamos priorizando os hospitais e depois teremos que concluir a vacinação para os demais trabalhadores da saúde”, explica. Todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto estão preparadas para a vacinação dos demais idosos e o restante da população da cidade e a expectativa está nas 4,8 milhões de doses da Coronavac já liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para dar continuidade à vacinação da população.