O Botafogo conheceu sua primeira derrota no Campeonato Paulista. O Tricolor foi derrotado pelo Guarani com o placar de 1 a 0 na tarde desta quinta-feira (4), em partida disputada no estádio Santa Cruz. O gol do triunfo do Bugre foi anotado por Rodrigo Andrade.
Com o resultado, o Pantera fica na 3ª colocação do Grupo A, com um ponto somado. O próximo confronto é na segunda-feira (8), diante da Ferroviária, às 19h, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
Num duelo em que começou jogando melhor, bem postado em campo, o Botafogo sentiu o gosto amargo das nuances do futebol moderno logo aos 20 minutos do primeiro tempo. Após entrada dura em Pablo, Pará recebeu o cartão vermelho depois de o juiz revisar o lance no VAR, que fez sua estreia no Santão.
Com um a menos o jogou virou e passou a ser ataque contra defesa. O Pantera, mais uma vez, mostrou muita vontade e disposição. Entretanto, a desvantagem numérica fez diferença e o time comandado por Alexandre Gallo saiu derrotado da partida. Apesar do revés, a impressão deixada pelo Botafogo ainda é positiva.
O Jogo
A primeira etapa do confronto deve ser avaliada de duas maneiras: Antes e depois da expulsão de Pará. Nos minutos iniciais, com a igualdade numérica, o jogo foi bastante equilibrado e sem tantas chances de gol para ambos os lados.
O Botafogo foi quem assustou primeiro, aos 10 minutos. Após boa trama pelo lado direito, Rafael Marques recebeu na entrada da área e bateu chapado, mas foi travado no momento do chute, o que evitou que o lance fosse mais perigoso.
O lance que mudou a partida aconteceu aos 21 minutos. Pará tocou a bola e na sequência acabou acertando o jogador do Guarani. Inicialmente o juiz deu cartão amarelo, mas, depois de revisar o lance no VAR, acabou expulsando Pará.
Quatro minutos depois, o meio-campista Luan, que fazia sua estreia pelo Pantera, sentiu uma lesão muscular e precisou ser substituído. Dudu Hatamoto foi o escolhido do técnico Gallo.
Com um a mais, o Guarani se lançou ao ataque, cresceu em posse de bola e volume de jogo, mas esbarrou em outra boa atuação do goleiro Igor Bohn. Aos 32 minutos, Renanzinho fez boa jogada e cruzou na área. Rafael Costa testou firme, mas Igor saltou e fez boa defesa.
Logo depois, aos 38 minutos, Renanzinho fez grande jogada pelo lado esquerdo, trouxe para o meio e bateu colocado. Outra vez bem postado, Igor Bohn saltou e fez outra linda defesa para salvar o Botafogo.
Na volta do intervalo, Gallo mexeu no time e mudou a formação do time. Michel deixou o jogo e Yan Victor entrou na partida. Com as alterações, o Pantera passou a atuar com três zagueiros.
A mudança deixou o Botafogo mais seguro defensivamente e o Guarani tinha muitas dificuldades para furar o sistema defensivo do Pantera.
A primeira jogada de perigo da etapa, inclusive, foi do Botafogo. Dudu fez boa jogada pelo lado direito e lançou Rodrigo Ferreira na ponta esquerda. O jogador botafoguense trouxe para o meio e soltou uma bomba, que foi desviada pela defesa.
Apesar do equilíbrio, o Bugre abriu o placar aos 15 minutos. Rodrigo Andrade recebeu na entrada da área e bateu firme. A bola desviou na defesa e matou o goleiro Igor Bohn.
O Guarani seguiu melhor e quase ampliou aos 20 minutos. Bidu cruzou na área e Romércio apareceu livre no segundo pau para testar firme numa bola que tirou tinta da trave.
Tentando recolocar o Botafogo no jogo, Gallo sacou o zagueiro Fabão e colocou Judivan na partida. Antes o treinador também já havia colocado Martineli e Victor Bolt nas vagas de Rafael Marques e Marlon.
O Botafogo até tentou apostar nos contra-ataques, mas com um time muito retraído e sem tantas alternativas ofensivas, acabou não criando oportunidades e saindo do estádio Santa Cruz com sua primeira derrota no Paulistão.