Por Hugo Luque
O Botafogo foi derrotado pelo São Bernardo por 1 a 0, neste domingo, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Com o resultado, o Pantera entrou na zona de rebaixamento.
Pela segunda vez consecutiva, o Tricolor sofreu com a chuva. Na última rodada, o duelo com o Noroeste, que terminou empatado sem gols, foi paralisado na quinta-feira e retomado na sexta. Desta vez, o jogo atrasou para ser retomado após o intervalo, mas continuou no mesmo dia.
O gol da vitória aurinegra foi marcado pelo lateral-direito Rodrigo Ferreira, ex-Bota. Com o revés, o time se manteve na lanterna do Grupo A, com dois pontos, além de estar, agora, em posição de descenso, assim como a Portuguesa, que tem a mesma pontuação e está na frente pelo critério de gols marcados.
A equipe ribeirão-pretana ainda não balançou a rede em 2025. A próxima oportunidade de desencartar será na quarta-feira, às 21h30, em casa, contra o Água Santa.
O jogo
A partida já começou impactada pela chuva. Assim, a ideia de trocar passes e envolver o adversário foi por água abaixo para o Botafogo. Os 45 minutos iniciais foram de pouca criatividade e muita combatividade dos dois lados.
A principal oportunidade foi do time visitante. O São Bernardo chegou com perigo quando Léo Jabá cruzou para Romisson, que cabeceou e contou com desvio do zagueiro Edson. O goleiro João Carlos salvou.
O intervalo veio e, com ele, a chuva apertou. Após reunião com os capitães, a arbitragem decidiu aguardar para analisar as condições do gramado. Depois de mais de uma hora de paralisação, a bola voltou a rolar – na medida do possível.
Márcio Zanardi, ex-São Bernardo, tentou atacar seu antigo time pelos lados. A principal oportunidade do início da etapa complementar veio em cruzamento de Jeferson para cabeceio de Leandro Maciel.
O Tigre do ABC teve um pênalti aos 20 minutos, quando Lucas Tocantins foi derrubado. No entanto, o lance foi analisado e anulado com o auxílio do VAR. A sorte botafoguense, contudo, não chegou ao fim aos 42. Rodrigo Ferreira, que defendeu o clube em 2021, cobrou falta por baixo da barreira e marcou o único tento da chuvosa noite.