Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Com sistema operacional próprio, primeiro celular da Kaspersky promete ser quase à prova de hacking

O mercado de smartphones traz, constantemente, inovações que facilitam ainda mais nossas rotinas. No entanto, nenhuma fabricante conseguiu ainda desenvolver um aparelho que seja totalmente protegido contra ameaças cibernéticas. Agora, a Kaspersky, conhecida por seus anti-vírus, quer mudar este cenário.

A empresa russa de soluções de segurança anunciou que está se preparando para lançar um smartphone seguro, que seja quase impossível de hackear. O dispositivo contará com o sistema operacional Kaspersky OS, inicialmente desenhado para funcionar em infraestruturas específicas com elevada necessidade de segurança ou em dispositivos IoT.

De acordo com o CEO da companhia, Eugene Kaspersky, o smartphone receberá funcionalidades básicas com um conjunto padrão de aplicativos e navegador próprio. Além disso, não está previsto o lançamento de uma loja de aplicativos para o Kaspersky OS. No entanto, a empresa não descarta o surgimento de uma loja própria de apps no futuro.

“Haverá funcionalidades mínimas, beleza, tanto do Android quanto do iOS. Mas este smartphone não realizará outras tarefas especiais. O aparelho pode fazer chamadas e enviar SMS, claro, haverá uma suíte de escritório, seu próprio navegador com funcionalidades mínimas e um conjunto padrão de aplicativos como despertador, calculadora e assim por diante”, declarou.

Invasão remota de iPhones

Uma vulnerabilidade “assustadora” descoberta por um funcionário do Google permite que hackers invadam remotamente um iPhone e tenham acesso completo a todo o conteúdo do aparelho. Isso inclui ver todas as fotos, ler todos os e-mails, copiar mensagens privadas e monitorar tudo o que acontece em tempo real.

Nem o hacker, nem a vítima, precisam estar conectados à internet para que o ataque possa ser executado: basta que estejam ao alcance de uma conexão Bluetooth. O ataque requer zero interação da vítima: ela não precisa clicar em nenhum link, abrir nenhum e-mail ou baixar nenhum app.

Felizmente, para os usuários, a falha foi corrigida pela Apple com uma atualização do iOS lançada em maio deste ano. Basta que seu aparelho tenha a versão mais recente do sistema para estar protegido.

Via: Gizchina

Postagens relacionadas

Empregos digitais cresceram 4,9% em cinco anos

William Teodoro

Android Q: qual será o nome oficial da nova versão do sistema da Google?

Redação 1

Começa em Brasília a Campus Party, maior evento de tecnologia do país

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com