Ano novo, vida nova e tudo começa outra vez. Assim é a vida e assim é para os clubes de futebol. No Botafogo não é diferente e a preparação para a temporada de 2024 está a todo vapor. O clube vai participar do Paulistão, Copa do Brasil e Série B. Por isso, o Tribuna Ribeirão preparou um ‘resumão’ de como o Tricolor vem para a próxima temporada.
Novo comando
Em 2023 o Botafogo teve três treinadores. Paulo Baier, Adilson Batista e Marcelo Chamusca. O último, inclusive, seria o escolhido para comandar o projeto de recolocar o Tricolor na Série A. Entretanto, ele recebeu uma proposta do futebol árabe e acabou não seguindo no clube.
Diante disso, a diretoria da BFSA foi ao mercado e buscou uma novidade. O português Paulo Gomes, que estava trabalhando no futebol saudita, foi o escolhido. Aos 48 anos, ele terá sua primeira experiência no futebol brasileiro. Ele também treinou times de Luxemburgo.
O técnico está trabalhando com o elenco desde a semana passada e sua metodologia está sendo muito elogiada. Ele participa ativamente das trocas de passes e costuma fazer lançamentos em treinos de ataque contra a defesa.
No tempo em que trabalhou no futebol saudita, Paulo Gomes treinou o zagueiro Carlos Henrique, cria do Botafogo e peça fundamental no acesso de 2018. O jogador elogiou o técnico e seu trabalho, principalmente, em relação à parte tática.
Elenco reformulado
A temporada de 2023 reservou bons resultados para o Botafogo. Classificação no Paulistão, terceira fase da Copa do Brasil e Série B sem sustos. Entretanto, o desempenho deixou a desejar e fez com que a diretoria reformulasse muito o elenco do Pantera.
Ao todo, 15 jogadores deixaram o clube. Entre eles, nomes importantes como Osman, Tárik, Marcio Silva, Diogo Silva e Matheus Albino. Todos eles foram titulares em 2023, mas rumaram para outras equipes.
Segundo Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da BFSA, o Botafogo quer brigar por acesso em 2024 e para que isso aconteça, o orçamento mais do que dobrou de tamanho. O clube saiu de uma folha salarial de R$ 800 mil para algo entorno de R$ 2,5 milhões por mês.
Com mais dinheiro, melhores jogadores estão chegando ao Botafogo. Até aqui 11 contratações foram anunciadas. São eles: Os goleiros João Carlos e Michael; os zagueiros Fábio Sanches e Bernardo Schappo; os meias Matheus Barbosa e Leandro Maciel, além dos atacantes Tiago Alves, Douglas Baggio, Leandro Pereira, Emerson Negueba e Alex Sandro.
O Botafogo ainda está atento ao mercado e busca mais dois ou três nomes. O clube aguarda a finalização da venda do volante Guilherme Madruga para o Cuiabá para ter uma injeção maior de dinheiro na folha salarial. A negociação gira na casa dos 4 milhões.
Reforços gringos
Não é só o técnico que não é brasileiro. O Botafogo fez duas aquisições de jogadores gringos. O atacante português Tiago Alves e o meia argentino Leandro Maciel. Ambos já estão treinando com o grupo e participando normalmente da pré-temporada.
Tiago Alves chegou ao Pantera após se destacar no futebol japonês. Em duas temporadas no Montedio Yamagata ele marcou 24 gols em 68 jogos. Ele também deu sete assistências. O atacante também passou por clubes da Polônia.
Já Leandro Maciel é vice-campeão da Libertadores com o Lanús e tem ampla experiência na elite do futebol argentino. Nas últimas três temporadas foram mais de 100 jogos disputados, sendo mais de 90% delas como titular.
A estreia do Bota no Campeonato Paulista será no dia 20 de janeiro, às 18h, contra o Santos, em Ribeirão Preto (SP).
Confira o elenco completo do Botafogo
Goleiros: João Carlos, Michael Fracaro, Victor Souza e Brenno (Base)
Laterais: Thassio, Zé Lúcio (Base), Jean Victor, Patrick Brey
Zagueiros: Ericson, Lucas Dias, Bernardo Schappo, Fábio Sanches e João Maranini
Volantes: Carlos Manuel, Fillipe Soutto, Matheus Barbosa e Léo Hanna (Base)
Meias: Leandro Maciel, Pedro Rodrigues e Pedro Tortello (Base)
Atacantes: Leandro Pereira, Douglas Baggio, Tiago Alves, Emerson Negueba, Toró, Robinho, Alex Sandro e William (Base)