Tribuna Ribeirão
Esportes

Com quatro vices, Fogão, Bafo e Batatais vão à luta

A Copa São Paulo de Fute­bol Sub-20, a Copinha, terá iní­cio no dia 2 de janeiro, na pró­xima terça-feira, com o número recorde de 128 clubes partici­pantes, divididos em 32 chaves de quatro equipes. De Ribeirão Preto, Botafogo e Comercial participam da competição e, da região, o Batatais, vice-campeão da última edição, em 2017, quando perdeu a final para o Corinthians, por 2 a 1.

Juntos, Botafogo, Comercial e Batatais contabilizam quatro fi­nais, duas do Pantera (em 1983, contra o Atlético-MG, quando foi derrotado por 2 a 1; e 2015, contra o Corinthians, por 1 a 0); O Co­mercial sagrou-se vice-campeão em 2006, na disputa por pênal­tis, contra o América de São José do Rio Preto, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar. Em 2017, foi a vez do Batatais chegar em segundo lugar.

A Copinha nasceu em 1969 e era organizada pela prefeitura da capital. Somente tinha acesso clu­bes paulistas, isto até 1971, quan­do foi aberta à participação de clubes de todo o país. Em 1987, o então prefeito Jânio Quadros de­cidiu que a prefeitura paulistana não mais promoveria a competi­ção. Naquele ano a Copinha não foi realizada, até ser assumida pela Federação Paulista de Fute­bol, no ano seguinte.

Entre os anos de 1993 e 1997, a Copinha passou a rece­ber clubes internacionais, não só da América do Sul, como o Boca Juniors, da Argentina, europeus, como o Bayern de Munique e até asiáticos, entre eles o Nagoya Eight, do Japão.

O Corinthians é o grande campeão da Copinha, com 10 títulos. O Timão foi o primeiro campeão da competição, em 1969, ao bater o Nacional por 2 a 1. Na sequência, o segundo colocado no ranking é o Flumi­nense, com cinco; Internacio­nal, quatro, São Paulo e Santos com três. O primeiro time do interior de São Paulo a colocar a mão na taça foi a Ponte Preta, bicampeã em 1981 e 1982.

Nomes revelados na maior competição do futebol brasilei­ro podem render bons negócios para os clubes, principalmente os pequenos, além de abrir as portas aos jovens talentos que se espalham por todo o país à espera de uma oportunidade para vencer na vida.

Postagens relacionadas

David Braz celebra empate em Ribeirão

Redação 1

Categorias de base agitam o Botafogo neste final de semana

William Teodoro

Felipe Augusto marcou seis vezes em vitórias com mais de dois gols

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com