Por Hugo Luque
Uma vitória pode mudar completamente o segundo semestre do Comercial e neste domingo, às 10h30, no Estádio Lancha Filho, o Leão do Norte busca um resultado positivo diante da Francana, pela oitava rodada do Grupo 2 da Copa Paulista. Se triunfar, o Bafo encaminhará a classificação para o mata-mata.
O time tem seis pontos em cinco jogos disputados e está na terceira colocação, que dá vaga à próxima fase. Apesar disso, o empate na última rodada, há duas semanas, contra o Barretos, em 3 a 3, resultou na demissão do técnico Betinho.
Para seu lugar, foi contratado Renato Peixe, que comandava o Ipatinga na Série D do Campeonato Brasileiro. O treinador, inclusive, tinha sido procurado antes do início do torneio estadual, mas optou por assumir o clube mineiro. Além da troca no comando, dois atletas também foram dispensados depois do empate, arrancado nos últimos minutos contra o Touro do Vale: o zagueiro Suéliton e o meia Khawhan.
As saídas foram oficializadas logo após o apito final pelo presidente Antônio Carlos Campanelli. Sobre Betinho, ele se incomodou com a forma que o treinador escalou o time titular. Já com o Suéliton, os problemas foram as falhas em campo e a forma física abaixo do ideal. Por fim, Khawhan, que marcou um dos gols diante do Barretos, foi substituído ainda no primeiro tempo e deixou o presidente furioso, segundo ele, pela forma com que o meia segurava a bola.
Desde o empate no Palma Travassos, o Alvinegro teve uma rodada de folga e usou o tempo para reorganizar a casa. Foram contratados o goleiro Matheus Almeida, que vive sua terceira passagem pelo Comercial, o zagueiro Luciano, o volante Tenner – revelado pelo clube – e o centroavante Wendel, muito importante nas campanhas de 2022 e 2023. Tudo isso além, é claro, de Renato Peixe.
Apesar da boa colocação na chave, o Leão ainda sofre com a falta de vitórias. A equipe conquistou apenas uma nesta edição de Copa Paulista, contra o Monte Azul, por 2 a 1, com direito a gol no último lance. Foi também o único triunfo do Bafo desde agosto do ano passado.
Os outros resultados foram empates com Barretos (1 a 1 e, na última rodada, 3 a 3) e Francana (0 a 0), além de uma derrota para o arquirrival Botafogo, por 4 a 1, fora de casa. Agora, restam três partidas para a camisa alvinegra se garantir na fase eliminatória pela primeira vez desde 2020, quando caiu nas quartas de final diante do XV de Piracicaba.
Com os reforços à disposição, Peixe não terá o atacante Valdo Bacabal, suspenso por acúmulo de amarelos, mas contará com o lateral-direito Carlinhos e o meia Emerson Silva, que cumpriram suspensão, além da possibilidade de retorno do volante Flávio, que estava no departamento médico.
Um provável time titular tem: Marcos; Carlinhos, Guilherme Café, Guilherme Teixeira e Yan; Emerson Muller, Dvd (Flávio ou Tenner) e Emerson Silva; Gustavo Henrique, Adriano Luiz e Wendel.