Com um golaço do meio-campista Guilherme Madruga, o Botafogo venceu o Novorizontino por 2 a 0, neste sábado (21), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Guilherme Madruga marcou um golaço aos 15 minutos do segundo tempo. Após receber de Tárik, o camisa oito viu o goleiro adversário adiantado e finalizou antes do meio de campo por cobertura. Antes, o Tricolor já tinha feito o primeiro gol com Osman, aos 45 minutos da etapa inicial.
Com a vitória, o Pantera mantém a 12ª colocação, com 43 pontos –dez a mais do que a Chapecoense, primeiro clube na zona de rebaixamento.
Agora, o Botafogo volta a campo para enfrentar o Guarani na sexta-feira (27), às 21h30, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O JOGO
Com o objetivo de conquistar a reabilitação, o treinador Marcelo Chamusca promoveu alterações no Botafogo no sistema defensivo e ofensivo. Na defesa, Marcio retornou no lugar de Luís Felipe, suspenso, enquanto o lateral esquerdo Patrick Brey substituiu Jean Victor, lesionado. No ataque, a novidade foi a presença desde o início de jogo de Toró na vaga de Lucas Cardoso. Assim, Osman foi mantido no comando de ataque.
Com essa formação, o Tricolor apostava em rápidas transições para o setor ofensivo. Já o Novorizontino procurava manter a posse de bola.
O time visitante chegou em dois chutes de fora da área. Numa dessas tentativas, Geovane tentou da intermediária e Matheus Albino colocou para escanteio.
O Pantera ameaçava com jogadas pelo lado esquerdo. Aos 20 minutos, Patrick Brey recebeu pela esquerda e cruzou, mas Osman e Thassio não conseguiram completar para a rede. Cinco minutos depois, o lateral esquerdo tabelou com Toró, invadiu a área e finalizou. A bola bateu em Ligger, tocou no botafoguense e saiu para tiro de meta. Diogo Silva em cobrança de escanteio também quase marcou.
Logo depois, o Novorizontino quase abriu o placar com Aylon, que completou cruzamento para fora. Aos 35 minutos, Matheus Albino fez duas excelentes defesas em cabeçadas seguidas de Ronaldo e Aylon.
Quando o primeiro tempo caminhava para terminar empatado, o Botafogo abriu o placar. Toró enfiou para Patrick Brey, que se livrou da marcação e cruzou para Osman mergulhar e mandar de cabeça para a rede: 1 a 0.
Com a vitória parcial, o Tricolor voltou para o segundo tempo mais tranquilo e soube se defender e valorizar a posse de bola.
Aos 15 minutos, o Pantera recuperou a jogada na intermediária e Tárik passou para Guilherme Madruga, que marcou um golaço. O camisa 8 recebeu antes do meio de campo, viu o goleiro adiantado e mandou de cobertura. Um golaço.
Com a vantagem no placar, o Botafogo administrou o jogo. Já o Novorizontino ainda insistiu, mas parou no goleiro Matheus Albino, que fez mais duas excelentes defesas, assegurando a vitória por 2 a 0.
BOTAFOGO X NOVORIZONTINO
LOCAL: Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet Eurobike
COMPETIÇÃO: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B
DATA: 21/10/2023
HORÁRIO: 17h (Brasília)
ÁRBITRO: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
ASSISTENTES: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Diego Morelli de Oliveira
VAR: Vinícius Furlan
CARTÕES AMARELOS: Aylon (Novorizontino); Guilherme Madruga (Botafogo)
CARTÕES VERMELHOS:
GOLS: Osman, aos 45 minutos do primeiro tempo (Botafogo)
PÚBLICO: 1.736
RENDA: R$ 28.665,00
BOTAFOGO: Matheus Albino; Ericson, Diogo Silva, Marcio e Patrick Brey; Thassio, Tárik (Carlos Manuel), Guilherme Madruga (Luiz Henrique) e Ivonei (Guilherme Mantuan); Toró (Lucas Cardoso) e Osman (Édson Cariús). Treinador: Marcelo Chamusca
NOVORIZONTINO: Jordi; Adriano Martins, César Martins e Ligger (Jenison); Willian Lepo, Geovane (Rômulo), Marlon (Luiz Gabriel) e Roberto; Douglas Baggio, Ronaldo (Rodolfo) e Aylon (Felipe Marques). Treinador: Eduardo Baptista