O Botafogo foi derrotado pelo Guarani com o placar de 1 a 0 na manhã deste sábado, dentro do estádio Santa Cruz. O gol da vitória do Bugre foi anotado por Júnior Todinho. Com o resultado, o Pantera fica momentaneamente na 9ª colocação. O próximo confronto é na terça-feira (18), diante do Avaí, às 19h15, na Ressacada.
Irregular na maior parte do jogo, o Tricolor não conseguiu repetir as boas atuações de jogos anteriores. A atuação abaixo pode ser explicada pelo grande número de desfalques.
Além de Gilson, Naldo e Rafinha, que estão com problemas musculares, Claudinei perdeu Matheus Anjos, que testou positivo para a Covid-19. Para piorar, antes dos 10 primeiros minutos, Victor Bolt se machucou e precisou ser substituído.
Com um time completamente modificado, o Pantera não conseguiu ser competitivo no primeiro tempo e acabou sofrendo o gol em jogada individual. Na segunda etapa, com um homem a mais em grande parte do jogo, o Pantera pressionou, acertou uma bola no travessão, mas não conseguiu buscar o empate.
O Jogo
A primeira etapa da partida premiou a equipe que teve mais vontade de jogar. Com muito mais posse de bola, cerca de 76%, o Guarani controlou as ações na etapa inicial do confronto.
O Botafogo, com quatro desfalques antes de a bola rolar e mais a saída de Victor Bolt, lesionado, antes dos primeiros 10 minutos, se limitou a se defender e tentar explorar os contra-ataques.
Mesmo em dificuldade, o Pantera foi o primeiro a assustar. Aos 6 minutos, Jeferson dividiu com o zagueiro do Guarani, a bola sobrou para Gabriel Calabres, na entrada da pequena área. O meio-campista pegou mal na bola e desperdiçou uma grande oportunidade.
O Tricolor quase marcou novamente aos 21 minutos. Ronald dominou na entrada da área, ajeitou para o pé direito e soltou um foguete. Bem postado, Jeferson Paulino fez boa defesa e garantiu o zero no placar.
Devido ao forte calor, aos 27 minutos o árbitro parou a partida para hidratação. Depois da pausa, o Botafogo parece não ter voltado ligado e o Bugre começou a encurralar a equipe ribeirão-pretana no campo defensivo.
A melhora do Guarani no jogo surtiu efeito. Aos 37 minutos, o Bugre abriu o placar. Didi acertou lindo lançamento para Júnior Todinho. O atacante dominou, invadiu a área, passou entre Romão e Ronald e bateu forte, de canhota, no cantinho do goleiro Darley.
O Botafogo ainda reclamou de pênalti aos 41 minutos. Calabres tentou cruzar na área e a bola bateu na mão do volante Deivid.
O Guarani seguiu melhor no jogo e assustou duas vezes com Waguininho. Primeiro, o atacante do Bugre foi lançado na área, aplicou um lindo chapéu em Val e bateu forte para fora. Na sequência, Todinho recebeu pela ponta direita e cruzou na cabeça de Waguininho, que testou para fora.
Tentando deixando o Botafogo mais forte no setor ofensivo, Claudinei Oliveira trocou Ferreira por Gustavo Henrique e Gabriel Calabres deu lugar ao jovem da base Luketa.
Aos 23 minutos, após confusão entre Jordan e Júnior Todinho, o jogador do Bugre recebeu cartão vermelho por uma agressão ao zagueiro do Pantera em lance fora da jogada.
O Pantera quase empatou na sequência. Aos 24 minutos, Ronald foi até o fundo e cruzou na cabeça de Wellington Tanque. O camisa nove botafoguense testou firme, mas perdeu boa oportunidade de empatar.
Com um a mais, o Botafogo se lançou ao ataque e quase marcou aos 40 minutos. Após confusão na área, Jeferson cruzou e Luketa chegou testando firme. Caprichosamente a bola explodiu no travessão.
O Botafogo pressionou até os minutos finais, mas não conseguiu marcar o seu gol e conheceu sua segunda derrota na Série B.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X GUARANI
LOCAL: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto
DATA: 15 de agosto, sábado
HORÁRIO: 11h (de Brasília)
ÁRBITRO: Lucas Canetto Bellote
ASSISTENTES: Vitor Carmona e Leandro Aires Cossete
CARTÕES AMARELOS: Jordan (Botafogo); Lucas Crispim (Guarani)
CARTÃO VERMELHO: Júnior Todinho (Guarani)
GUARANI: Jefferson Paulino; Pablo, Didi, Wálber e Bidu; Deivid, Eduardo Person (Marcelo), Lucas Crispim e Giovanny (Arthur Rezende); Júnior Todinho e Waguininho (Rafael Costa). Treinador: Thiago Carpini
BOTAFOGO: Darley; Val, Róbson, Jordan e Guilherme Romão; Ferreira (Gustabo Henrique), Bolt (Elicarlos) e Calabres (Luketa); Jeferson, Wellington Tanque e Ronald. Treinador: Claudinei Oliveira