O Botafogo venceu o Londrina de virada com o placar de 2 a 1 na noite desta segunda-feira (24). O duelo foi válido pela 19ª rodada da Série B. A partida fechou o primeiro turno da competição. Os gols foram marcados por Salatiel e Edson Carioca.
Com o resultado o Pantera chegou aos 30 pontos e subiu para a 9ª colocação. O time de Marcelo Chamusca está a cinco pontos da zona de classificação para a Série A. Lembrando que o Tricolor ainda possui um jogo a menos do que os concorrentes.
É evidente que o Botafogo melhorou sob o comando de Marcelo Chamusca. Diante do Londrina o destaque fica para um time que acreditou no resultado de ponta a ponta e marcou dois gols nos acréscimos. O desempenho é melhor do que com o treinador anterior.
O jogo
A primeira etapa começou com o Londrina controlando as ações. Ainda sim, o time da casa teve dificuldade para aplicar seu modelo de jogo. O Botafogo, por sua vez, foi ao Paraná para se defender e explorar os contra-ataques.
Nenhum dos planos do Pantera deu certo. O time de Marcelo Chamusca deu muito espaço e viu o Londrina abrir o placar logo aos 20 minutos. É bem verdade que o gol saiu num lance de sorte.
Paulinho Moccelin recebeu na ponta esquerda, driblou Thassio e tentou cruzar na área. A bola pegou efeito e acabou caindo dentro do gol defendido por Matheus Albino.
O gol não mudou a dinâmica do jogo. O Londrina chegou a ter mais de 70% de posse de bola. O Pantera teve muita dificuldade para criar situações de perigo. As tentativas com Lucas Cardoso e Osman não vinham sendo suficiente para o Tricolor incomodar Neneca.
Mesmo sem produzir para marcar, o Botafogo chegou lá. Utilizando de artifícios conhecidos do futebol. Bola aérea e a “Lei do Ex”.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, após bola cruzada na área, Patrick Brey bateu travado e Salatiel desviou a bola para o fundo da rede, deixando tudo igual no estádio do Café. Salatiel chegou ao Botafogo ano passado após passagem pelo Londrina.
Na volta do intervalo Chamusca fez duas alterações. Pedro Rodrigues e Edson entraram nas vagas de Tárik e Lucas Cardoso.
As mexidas melhoram o Botafogo, que ficou mais organizado, ousado e perigoso. Logo aos 8 minutos, Thassio acertou um chutaço de longe e o goleiro Neneca se esticou todo para defender.
Depois, aos 12, Guilherme Madruga recebeu na frente e bateu forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora.
Melhor na partida, o Botafogo foi criando espaçando e empilhando chances de virar. Aos 22 minutos, Osman achou Luiz Henrique do lado direito. Ele rolou para trás e Salatiel chegou finalizando. A zaga do Londrina cortou em cima da linha.
Tentando fortalecer o setor de criação, Marcelo Chamusca fez mais uma alteração. Gustavo Xuxa entrou na vaga de Luiz Henrique.
O Pantera estava melhor, mas quem quase marcou foi o Londrina. Após batida de falta, a zaga do Botafogo cortou mal, a bola bateu em Júnior Dutra e por muito pouco não entrou no gol.
O Botafogo respondeu no contra-ataque. Lucas Dias achou bom passe para Salatiel, que avançou e tentou conectar Osman, que entrava sozinho na área. Porém, o zagueiro Gabriel conseguiu fazer um corte providencial.
Tentando ganhar o jogo, o treinador do Botafogo lançou duas novidades na reta final. Edson Cariús e Ivonei entraram nas vagas de Salatiel e Osman.
O Londrina por muito pouco não fez o gol da vitória já nos minutos finais. Clinton puxou contra-ataque em velocidade e rolou para Júnior Dutra. Marcio travou a jogada e salvou o Botafogo.
Já no apagar das luzes o Botafogo chegou ao gol da vitória. Edson Cariús achou bom passe para o xará Edson, que invadiu a área e bateu na saída de Neneca, selando o placar e dando a vitória para o Tricolor.